De olho nas necessidades do setor varejista, novas startups têm surgido no mercado com a proposta de apresentar inovações para o segmento. São empresas antenadas nas transformações que o setor vem demandando na forma como comercializa seus produtos. Um estudo feito pelo OasisLab Innovation Space, com co-realização da StartSe e da NeoMode, aponta 193 startups brasileiras estão criando software e hardware para o varejo brasileiro, sendo que quatro delas são de Ponta Grossa.

Uma delas é a Enfoca Chatbots, que tem em sua fundação empreendedores da cidade de Ponta Grossa. A startup foi criada, inicialmente com o nome de Caps, durante o Hackathon Paraná 2016, e venceu a maratona realizada em Curitiba. Após algumas mudanças no projeto inicial e no público-alvo, a startup passou a trabalhar com os famosos chatbots, que são robôs de atendimento virtual, vinculados a sites ou redes sociais, e que respondem automaticamente e de forma personalizada as perguntas dos usuários.

O sócio da Enfoca, Bruno Vieira de Lima, conta que, desde o início, o objetivo era atender a vertical do e-commerce. “Vimos o potencial de uso da ferramenta e constatamos que o usuário, ou seja, o cliente final, já estava habituado a usar a tecnologia para compras web, não havendo, desta forma, uma barreira de entrada tão grande no mercado”, explica.

Atualmente, a startup tem 12 clientes do varejo, em diferentes segmentos. “Trabalhamos também com a vertical do food service, para delivery, com cliente em Ponta Grossa, que já usa nossa solução há um bom tempo. A ideia, no entanto, é entrar no circuito nacional”, relata o empresário Bruno.

Outra startup é a Amplifique.me, que aparece no eixo e-commerce, na categoria Mídias/Reputação/Recomendação, com a solução de desenvolvimento de uma plataforma para ajudar hotéis, bares e restaurantes a conseguirem aumento em suas avaliações positivas online, além de gerir essas informações. Conforme o CEO da Amplifique.me, Cristiano Machado, já são 12 clientes até o momento, mas a expectativa é ampliar o leque em até 90 dias. “Estamos tracionando a startup e melhorando os produtos. Auxiliamos as empresas do varejo com ferramentas, como o marketing boca a boca, programa de indicação, com a coleta e monitoramento das avaliações online”, cita.

Também aparece no radar a startup Dimba, que é uma plataforma online de gestão empresarial, com produto para o controle e registro de informações da empresa, seja do setor de serviços ou do comércio. Conforme o CEO da startup, Matheus Ganzert, a entrada no mercado ocorreu após verificarem que não havia disponível uma ferramenta completa de gestão empresarial. “Agregamos diversos serviços em uma única plataforma e nos diferenciamos pela qualidade”, garante Matheus.

Quem também figura no Panorama das Startups Brasileiras que estão transformando o varejo brasileiro é a BondeEntrega, na categoria Logística. “A BondeEntrega surgiu pela identificação da necessidade de novos players na logística do e-commerce brasileiro. O cenário atual mostra que pequenos comércios eletrônicos têm apenas os Correios como opção, e mesmo os grandes, tem altos custos relacionados às transportadoras. A BondeEntrega se apresenta como solução sustentável para a logística, pois utiliza a rede de ônibus existente para realização de entregas. Ou seja, o ônibus tem como seu core business os passageiros, então suas rotas serão executadas tendo ou não encomendas”, explica o CFO da startup, Leopoldo Suarez Filho. A startup proporciona aos clientes a possibilidade de ter a tradição e pontualidade da rede de ônibus trabalhando para seu comércio eletrônico.

Para a consultora do Sebrae/PR, Thaise Amaral Orita, o surgimento de startups que focam em melhorias tecnológicas para o varejo é reflexo da demanda do setor. Ela recorda que, em 2015, o Sebrae/PR realizou o Hackathon Tech Shop, no Shopping Palladium, em Ponta Grossa, com o tema varejo. “Percebemos que existe uma vocação da cidade para o segmento do varejo. Estas quatro startups no radar do varejo são a prova e vêm inovando o setor, com o diferencial de poder atender clientes no país inteiro”, comenta Thaise.

O acompanhamento das startups em Ponta Grossa e Região é feito pelo programa Startup PR, do Sebrae/PR, que além de identificar, também auxilia empreendedores e startups em fases de ideação, operação e tração, promovendo capacitações e consultorias e colocando-os em contato com o mercado. “Também oportunizamos que as startups participem de eventos da área, tanto no âmbito estadual quanto nacional, o que possibilita ampliar a rede de contatos, de potenciais clientes e investidores”, conclui a consultora do Sebrae/PR.

 

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