Paranaenses 2022, pesquisa anual realizada pelo Sebrae Paraná, aponta crescimento no número de startups no sul e sudoeste do Estado, no ano passado. O mapeamento detalha o número de startups em cada uma das seis Regionais do Sebrae Paraná. A Regional Sul, que abrange municípios do sul e sudoeste, é a terceira em volume, 355 startups (18%), atrás das Regionais Leste (Curitiba e Região Metropolitana, com 484, 25%) e Norte (Londrina e municípios vizinhos, com 379, 19%). Os cinco municípios com mais startups na Regional Sul são: Pato Branco – 129; Francisco Beltrão – 51; Dois Vizinhos – 46; União da Vitória – 14; e Barracão, na fronteira com a Argentina – 11.
O crescimento no número de startups na Regional Sul é expressivo: de 249 em 2020 para 355 no ano passado, aumento de 42,57%. O índice é superior ao do Estado, que foi de 36,4%. Dos 51 municípios, 29 têm pelos menos um empreendimento mapeado.
O segmento de TI e Comunicação, o mais tradicional, continua tendo o maior número de empreendimentos na Regional Sul, com 83 startups, seguido de: AgroTech, com 43; HealthTech (saúde), 25; Customer Service (apoio ao cliente), 23; e FoodTech (alimentação), 18.
“A Regional Sul, que vai do sul do estado até a fronteira com a Argentina, tem 41% dos empreendimentos voltados para o consumidor final. Outra característica que se destaca é que são muitas iniciativas recentes. As startups ‘mais velhas’ têm menos de dez anos”, comenta Juliano Lima, consultor do Sebrae Paraná.
“A pesquisa revelou 106 startups a mais. São novos negócios e ideias que surgiram no ecossistema de inovação da Regional Sul. Para este ano, o planejamento do Sebrae é fomentar ainda mais o surgimento de novos negócios, com a meta de chegar a 500 startups na Regional Sul”, projeta Juliano.
Nova em 2021
No dia 12 de março, durante a Expobel 2022, em Francisco Beltrão, houve o lançamento oficial do Meu Manual Web. O aplicativo para internet foi desenvolvido pela startup de mesmo nome, instalada na Incubadora Tecnológica de Francisco Beltrão (IntecFB) e que foi formalizada em 2021. A solução para automatização do aviso das manutenções de imóveis atende a uma norma federal que estabelece que toda obra nova deve ter manual de uso e de operação. Considerada inédita no Brasil, a ferramenta reduz para menos de quatro horas a elaboração de um manual que, antes, levava cerca de 20 horas e era feito manualmente.
José Francisco de Gois, um dos oito sócios da Meu Manual Web, conta que há um ambiente favorável para o surgimento de startups na região Sudoeste.
“Ainda há muito espaço para novas ideias, porém, falta aproximação entre os diversos setores. O Sebrae tem feito essa ponte, mas as ideias podem ser fomentadas nas escolas, desde o ensino médio”, opina Gois, que também é professor de na Unipar, em Francisco Beltrão, e na Famper, em Ampére.
“A ideia do Meu Manual Web, inclusive, surgiu de uma disciplina que trabalha o tema empreendedorismo, na Unipar, e foi validada no Startup Garage, iniciativa do Sebrae, em 2018”, completa o professor.
Balanço estadual
O número de startups vem crescendo no Paraná apesar da pandemia. O Mapeamento das Startups Paranaenses 2022 revela 522 startups a mais em relação ao estudo anterior, divulgado em fevereiro de 2021, totalizando hoje 1.956 startups em atividade em 108 municípios do Estado. O dado representa um crescimento de 36,4% na comparação com a edição do ano passado, quando o número de startups atingiu 1.434. No estudo realizado em 2019, eram 1.032 empreendimentos.
Top 10
Os municípios com maior número de startups no Estado são: Curitiba (459), Londrina (252), Maringá (178), Cascavel (157), Pato Branco (129), Ponta Grossa (81), Foz do Iguaçu (66), Campo Mourão (63), Francisco Beltrão (51) e Toledo (47). O estudo completo está disponível no link: https://www.sebraepr.com.br/startup-pr/mapeamento/.