Entrou em operação há uma semana o Ponto de Atendimento, da Sociedade Garantidora de Crédito (SGC) do Paraná, em Telêmaco Borba, na região dos Campos Gerais. A SGC Centro-Sul garantirá, por meio de avais, crédito facilitado e a juros mais baixos para micro e pequenas empresas da região. O ponto foi lançado oficialmente na última terça-feira, dia 22 de agosto, durante cerimônia na sede da Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba (Acitel).
A SGC Centro-Sul iniciou suas atividades na região em 2013, com a inauguração da sede em Guarapuava. Além da recente inauguração em Telêmaco Borba, a região também conta com um ponto de atendimento em Ponta Grossa, que funciona na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg).
Conforme o consultor do Sebrae/PR, Marlon Farias, a viabilização do espaço em Telêmaco Borba foi possível graças às parcerias com o Sicoob e Acitel. “A SGC garante até 80% do crédito total do financiamento para micro e pequenas empresas. A falta de garantia de crédito é um dos principais problemas para os empresários crescerem. A SGC, portanto, faz a aproximação entre o sistema financeiro e as pequenas empresas”, explica o consultor do Sebrae/PR.
O presidente da SGC Centro-Sul, Valdecir Sálvio Baltokoski, frisa a importância de as associações comerciais ofertarem novo serviço a seus associados. “As associações que tiverem interesse em oferecer um portfólio de serviços mais completo podem nos procurar para formalizar a parceria”, reforça. Segundo ele, a escolha por Telêmaco Borba se dá pela densidade empresarial e pela localização estratégica, beneficiando também municípios ao entorno.
“Também somos parceiros da iniciativa pensando nas dificuldades que existem de acesso ao crédito para micro e pequenas empresas, já que as taxas de juros praticadas muitas vezes não são compatíveis com a realidade do mercado”, completa o presidente da Acitel, Marcelo Diniz. Conforme ele, a parceria envolve instituições de renome, como o Sebrae/PR e Sicoob, motivo pelo qual a Acitel também apoia a iniciativa.
As SGCs
Importadas da Europa, onde estão consolidadas, as SGC ganharam projeção no Brasil há pouco mais de oito anos e foram articuladas pelo Sebrae como forma de conceder apoio aos pequenos negócios que não possuem garantias para oferecer às instituições de crédito. O modelo foi previsto pela primeira vez na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, de 2006. Uma SGC é uma empresa com filosofia focada no associativismo, ou seja, constituída por empresários ou entidades.
No Paraná, estado com maior número de SGC, o sucesso se deve a parcerias com entidades e cooperativas de crédito, como Faciap, Sicoob, Sicredi e Cresol, e instituições financeiras de desenvolvimento, como a Fomento Paraná e o BRDE. O Sebrae é o fomentador, um grande apoiador técnico, de know-how.