Tendências do Design 2020

  • janeiro 24, 2020
  • Blog

Tendências. Elas representam um conjunto de cores, formas, elementos e escolhas que definem um discurso. Não são regras e nem normas, pois  não especificam a identidade, mas sim uma linguagem. Dessa forma, estar de acordo com as tendências do design permite que as marcas mantenham-se atualizadas e que falem a mesma língua que o público, pois comunicação visual é expressão objetiva e subjetiva.

 

CORES

Uma ampliação da consciência ambiental global coloca a natureza em foco. Dessa forma, cores que representam esse tema também ganham força. O verde é a cor de 2020, principalmente o verde Neo Mint, uma saturação pastel e levemente azulada. Com ele, tons aqua e terrosos ganham força, variações do azul e do amarelo são análogos. E, para uma composição harmônica, laranja e roxo são opções complementares.

 

TEXTOS E FONTES

O minimalismo continua como forte tendência para fontes, principalmente pela mudança no hábito do consumo de informação, que continua com forte tendência de crescimento no mobile. Sinônimo de simplicidade, ele tenta remover a desordem e facilitar o consumo do conteúdo em um tempo muito mais curto, pois estamos constantemente recebendo novas informações e precisamos compreender mensagens muito mais rapidamente.

Fontes simples, sem serifa (menos é mais) e com diferentes possibilidades de espessura estão em alta, podendo criar dinamismo e equilíbrio para a união entre texto e imagens, além de garantir sua clareza ao mesmo tempo.

O texto também é flat e com alto contraste. Sombreamento, volume, contorno ou efeitos especiais estão em desuso.

Textos massivos também continuam crescendo como tendência. Eles lembram as tradicionais manchetes de jornais, mas agora se destacam sobre imagens e vídeos de uma forma bastante expressiva, muitas vezes se consolidando como o primeiro plano do layout. Impacto é a principal característica dessa tendência, mas ela também garante clareza, legibilidade e consistência, pois foca no objetivo da mensagem, que é a informação. Fontes massivas exigem, porém, mais espaço para respirar, criando a necessidade de separar mais os elementos em telas, o que também é uma característica para o design mobile-first.

Mas essa tendência não envolve apenas conteúdo on-line, ela está presente em todas as vertentes do design.

 

ILUSTRAÇÕES E 3D

Fugir do realismo é a tendência para essa área do design. Seja no 2D ou no 3D, as marcas devem buscar formas muito mais características e singulares. Essa é uma alternativa marcante e eficiente para criar identidade. As cores continuam com uma forte tendência de pureza, evitando também nesse aspecto degradês e volumes no 2D, por exemplo, e utilizando o 3D como destaque sobre layouts com cores flat ou branco.

 

COMUNICAÇÃO

Backgrounds coloridos e sólidos, tons pastéis, textos massivos, espaços em branco e todos os elementos descritos acima estão presentes na comunicação, mesmo quando unidos com fotografias e pessoas, também fugindo do realismo. A cor é o aspecto principal para o destaque.

 

Homero Meyer
Coordenador Geral de Criação

Compartilhe nas redes sociais