Expectativa com a formalização da identidade é aumentar a vantagem competitiva frente a outros municípios na atração de investidores

 

A formalização em lei do título “Cidade Genial”, já trabalhado há muitos anos pela sociedade civil organizada, é o reconhecimento de Londrina como um polo de inovação no Brasil. A identidade é caracterizada pela união de ativos não só em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), mas também em outras áreas, como agronegócio, saúde, educação, nas quais a cidade também é referência.

Na avaliação do gerente da Regional Norte do Sebrae/PR, Fabrício Bianchi, a lei representa um marco para o município, pois constata o quanto o movimento da inovação e o protagonismo do setor de TIC frente às demandas de vários outros setores econômicos é forte. “Londrina é genial não apenas em tecnologia da informação e comunicação, mas por suas características, pessoas, instituições de ensino, e outros setores que vem se destacando nesse enredo”, enumera.

O presidente do Arranjo Produtivo Local (APL) de TIC, Roberto Nishimura, enfatiza que a genialidade de Londrina é apartidária e visa trazer benefícios de médio e longo prazos para a cidade. Ele afirma que, a partir de agora, será possível utilizar esse slogan oficial na atração de novas empresas e investidores para o município. “Queremos mostrar o quanto é bom investir e fazer negócios com as nossas empresas”, argumenta.

Aumentar as vantagens competitivas de Londrina frente a outros municípios é um dos principais objetivos da formalização dessa identidade. O diretor de Ciência e Tecnologia do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Eduardo Ribeiro Bueno Netto, cita que a cidade possui mais de 2.245 empresas e 24 mil empregos vinculados ao setor de TI. “O título de Cidade Genial é mais um ativo de atração de empresas inovadoras”, analisa.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Cláudio Tedeschi, diz que o título é resultado do trabalho integrado de diversas entidades locais. “A construção dessa identidade foi feita por várias mãos, tendo como principal via o Sebrae. Na prática, uma Cidade Genial é aquela capaz de conectar pessoas com riqueza de informação e formação, com o objetivo de transformar a realidade para melhor”, descreve.

A Lei nº 12.698/2018, que reconhece e confere ao Município o Título de Cidade Genial, é de autoria do vereador Gerson Araújo e foi sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati, na última sexta-feira (11), durante solenidade realizada no gabinete. O título não exclui outros já conquistados pela cidade, com o de Capital Mundial do Café.

 

Informações para a imprensa:

Savannah Comunicação Corporativa- empresa licitada do Sebrae/PR

Assessoria de Imprensa Regional Norte: Amanda de Santa – (43) 98808-2598 / 99917-7751

Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 – www.pr.agenciasebrae.com.br

Compartilhe nas redes sociais