Reunião, realizada nesta segunda-feira em Campina Grande, analisou projetos e iniciativas conjuntas para o ano de 2023
Fomentar o turismo, através de um trabalho integrado entre municípios, na região da Serra da Borborema, que é polarizada por Campina Grande. Esse é o objetivo do projeto Roteiros Integrados Serra da Borborema, desenvolvido pelo Sebrae/PB em parceria com oito municípios e o Governo do Estado. Criado em 2021, o projeto tem contribuído para fortalecer a atividade turística na região e, nesta segunda-feira (24), foi tema de uma reunião promovida em Campina Grande.
O encontro, que reuniu prefeitos e gestores públicos dos municípios que integram o projeto, foi realizado na agência regional do Sebrae. De acordo com o gerente regional da instituição em Campina Grande, João Alberto Miranda, o objetivo da reunião foi o planejamento e o debate de ações que possam ser desenvolvidas dentro do projeto ao longo de 2023.
“Esse é um momento importante para que possamos, juntos, iniciarmos a definição das prioridades para a atividade turística de cada município e para a região da Borborema como um todo. A partir dessa definição, poderemos propor e analisar ações conjuntas que fortaleçam os roteiros e a cadeia produtiva do turismo na região”, pontuou João Alberto Miranda.
Por sua vez, a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, que também integra o Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae, ressaltou que o projeto dos roteiros integrados contribui para o crescimento do turismo na região, mas com um formato que permite a cada município desenvolver os seus próprios potenciais.
“São municípios próximos, com singularidades e pontos em comum, que através de várias mãos conseguiram construir um produto turístico, destacando o potencial da região e os atrativos de cada um. Por meio desse trabalho todos cresceram juntos e agora vamos continuar atuando em conjunto para darmos novos passos que contribuam com o desenvolvimento do turismo”, acrescentou a secretária.
Sobre o projeto – Buscando intensificar o fluxo turístico na região polarizada por Campina Grande, o projeto Roteiros Integrados Serra da Borborema também conta com a participação dos municípios de Barra de Santana, Queimadas, Boqueirão, Cabaceiras, Pocinhos, Lagoa Seca e Fagundes.
Por meio da iniciativa, os municípios participantes atuam para a criação e divulgação de rotas, roteiros e eventos que não só atraíam turistas, como também aumentem o tempo de permanência desses visitantes na região, que conta com opções de turismo gastronômico, ecoturismo, turismo de aventura, turismo cultural, entre outros atrativos, que também são divulgados de forma conjunta em eventos especializados do setor.