Empresários ligados ao Programa Selo Alimentos do Paraná se reuniram para discutir a importância do marketing, design e identidade visual em produtos
Identidade visual, rótulo, combinações de cores, informações nutricionais. Para que um produto do setor de alimentos e bebidas tenha a embalagem em conformidade com as regras dos órgãos de inspeção e, também, seja atrativo aos olhos do consumidor, vários detalhes são levados em conta. Pensando nisso, o escritório do Sebrae/PR em Cascavel reuniu, na última semana, cerca de 20 empresários do setor para pensarem, juntos, em como podem melhorar as embalagens de produtos.
Os participantes são membros da comunidade do Selo Alimentos do Paraná, chancela concedida às empresas que participam de atividades, treinamentos e consultorias em um período de 5 a 10 meses. Ao final, esses negócios recebem pontuações significativas por meio de avaliações realizadas junto ao Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), que analisa questões como qualidade dos processos, gestão empresarial, análises laboratoriais dos produtos e auditorias.
Ricardo Selinger, da Vinícola Bordignon, de Palotina, ainda não passou por todo o processo de avaliação, mas participa da comunidade formada por empresas ligadas ao Programa, realizado pelo Sebrae/PR, com a Fecomércio PR, Fiep, Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Por conta disso, decidiu aproveitar as temáticas abordadas no workshop para atualizar conhecimentos e inspirar novas ações para a empresa.
“Foi um encontro muito interessante. Discutimos muito a questão da valorização do produto e da empresa a partir das estratégias de melhoramento visual. Alguns conceitos já aplico, mas quero melhorar outros. Por isso, o workshop foi bem produtivo”, relata.
Os conteúdos foram conduzidos por representantes de duas agências de publicidade, trazendo temas como importância da identidade visual, embalagem, aspectos legais e sustentabilidade. Danilo Braz, diretor de criação da Enjoy Publicidade, por exemplo, abordou os pontos de diferenciação das embalagens.
“Falamos sobre a importância de conhecer quem é o consumidor, quem são os concorrentes e como isso pode abrir oportunidades no design de embalagem. Também abordamos quais são as oportunidades de se diferenciar no mercado por meio da embalagem – seja pela cor, tipografia ou elementos gráficos – e sobre reforço da comunicação por meio dos pontos de venda”, esclarece o publicitário.
Além da opinião dos profissionais, também houve um momento para apresentação de cases de destaque na comunidade do Selo. Loreni Cattani, representante da Cattani Embutidos, de Santa Helena, compartilhou um pouco da experiência vivida durante o processo de modificação das embalagens e rótulos.
“Quando procuramos o Sebrae/PR, participamos de vários programas, capacitações e workshops que nos ajudaram a encontrar uma empresa que pudesse atender aos nossos anseios. No workshop, mostramos aos outros empresários quais aspectos nos levaram a mudar as rotulagens, como fizemos as mudanças e quais necessidades foram atendidas”, destaca Loreni.
Diante da troca de experiências e conhecimentos, o consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso, considera que o resultado foi produtivo.
“A partir do Selo Alimentos do Paraná, criamos uma comunidade de empresários do setor aqui na região. É uma união importante, pois possibilita o estreitamento das relações entre as empresas, além de oportunizar importantes conexões que podem refletir no crescimento dos produtos feitos aqui, na nossa região”, finaliza.
Durante o workshop, cerca de 20 empresários do setor de alimentos e bebidas, com empresas sediadas nas diversas cidades da região oeste do Paraná puderam trocar experiências e adquirir conhecimentos sobre marketing, rotulagens e design. Para saber mais sobre a comunidade e o Selo Alimentos do Paraná, basta entrar em contato com o escritório do Sebrae/PR em Cascavel, pelo telefone (45) 3321-7050.