A crise provocada pela COVID-19 mudou nossa rotina e também a maneira como lidamos com questões do dia a dia e da própria vida. O comércio, um dos setores mais afetados pela pandemia, precisou rever todas as suas relações com propagandas, estratégias digitais, clientes e vendas, ou seja, uma situação que exigiu decisões rápidas  e muito bem planejadas

As mudanças foram tantas que até mesmo as empresas que já tinham contato com serviços agora considerados básicos e essenciais para a população, como o delivery, tiveram problemas para enfrentar a situação. Por tanto, é possível afirmar que tudo mudou e, diante desse quadro, precisamos refletir, agir e tentar aprender tudo de novo, do zero. 

Vamos te ajudar a ver e entender pelo menos 3 ensinamentos trazidos pela crise e que fizeram a diferença na vida de muitas empresas que tinham uma equipe pronta para identificá-los e ajudá-las. 

 

É sempre melhor pensar antes de agir!

Agir por impulso foi um dos piores e mais recorrentes erros cometidos durante a crise. Aqui, nos referimos à demissão repentina e em massa de funcionários, ao cancelamento de contratos e de serviços, aos empréstimos e aos cortes de “gastos”, como os necessários investimentos em marketing digital e toda e qualquer outra decisão tomada sem uma análise aprofundada da situação. É claro que muitas empresas se viram de mãos atadas e não tiveram opções. São fatos compreensíveis, mas muitas delas agiram sem refletir e hoje vivem os impactos de suas decisões, ainda mais severos do que as consequências trazidas pelo coronavírus. Quem cancelou investimentos em estratégias digitais, por exemplo, não conseguiu se posicionar corretamente, assunto que abordaremos no último tópico deste conteúdo. Além disso, perdeu boas chances de mostrar seus produtos e serviços, visto que as redes sociais viraram uma vitrine virtual, substituindo as vitrines fechadas nos centros das cidades.

 

É preciso se adaptar!

Uma das lições mais importantes que tiramos nesse período é que a adaptação é uma qualidade essencial para qualquer setor e em qualquer trabalho realizado. Mas não é fácil! Uma característica fundamental da adaptação é conseguir enxergar possibilidades e também seus impactos presentes e futuros nas estratégias da organização. Deixar a maré levar suas ações nem sempre é a melhor opção. Ou seja, adotar um novo serviço simplesmente porque seu concorrente começou a fazê-lo não significa se adaptar. A adaptação consiste em analisar profundamente quais são os seus pontos fortes e fracos e as possibilidades oferecidas pelo mercado para escolher a melhor solução, aquela que realmente ajudará sua empresa, e somente então colocá-la em prática. 

 

Seu público espera um posicionamento seu!

Por fim, um dos erros mais comuns em períodos de crise é o corte da comunicação da empresa. Esse erro é velho e custa a imagem de instituições há muitos anos em diversas outros  momentos de alerta, seja na saúde, como estamos vivendo atualmente, ou mesmo na  área financeira. Seu público espera um posicionamento e aguarda por ações que possam ajudar a comunidade, sejam elas quais forem, desde que realmente pensadas para auxiliar seus consumidores no enfrentamento à crise. Reavalie suas ações. Fica o convite à reflexão. Empresas que “somem” durante uma crise como essa perdem grandes chances de se posicionar e enfrentam sérios problemas para voltar ao mercado depois, já que é comum que percam engajamento e até o interesse do seu público. Entenda se posicionar como facilitar a compra ou o pagamento de seus produtos e serviços, trazer promoções interessantes e até mesmo promover ações sociais pequenas, como incentivar ou realizar doações. As estratégias dependem apenas de você e de uma equipe especialista em boas ações.

 

O que sua empresa aprendeu durante essa crise? Traga suas dúvidas e ideias de ações para nossa equipe. Vamos te ajudar a entender melhor o cenário e desenvolver planos especiais para o seu negócio. 

 

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