Fruto de uma parceria entre Embratur e Sebrae, a iniciativa quer despertar a atenção dos turistas estrangeiros para as atrações do setor no Paraná

 

Parque Vila Velha foi um dos atrativos que recebeu os técnicos da Embratur. Foto: Divulgação 

Técnicos da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) estiveram, nesta semana, em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, e em Prudentópolis, no centro do estado, para a captação de imagens de atrativos turísticos para a divulgação e promoção em feiras e eventos internacionais, escolhidos pela instituição.  Outras dez cidades paranaenses também foram selecionadas para a ação: Foz do Iguaçu, Cascavel, Maringá, Londrina, Lapa, Morretes, Antonina, Curitiba, Pontal do Paraná, Ilha do Mel- Paranaguá.

A consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji, destaca a iniciativa para divulgar no exterior os atrativos considerados consolidados e sustentáveis.

“A parceria entre o Sebrae e a Embratur traz resultados positivos para todo o trade turístico, beneficiando não apenas os atrativos, mas o destino como um todo”, comenta Nádia.

Em Ponta Grossa, um dos locais escolhidos foi o Parque de Vila Velha, que oferece experiências de contato com a natureza, lazer e conscientização ambiental. Com infraestrutura considerada moderna e sustentável, o local tem atrações de aventura e contemplação da natureza.

“Ficamos honrados em receber a equipe da Embratur. Isso é resultado de um trabalho sério que estamos realizando desde que assumimos a concessão do Parque e fizemos investimentos de grande porte em nossas instalações e atrativos”, analisa o gestor do Parque Vila Velha, Leandro Ribas.

No Distrito de Itaiacoca, em Ponta Grossa, foram visitados  o Parque de Natureza Buraco do Padre, que tem uma caverna vertical (furna) com cerca de 40 metros de profundidade visível e 30 metros de diâmetro, por onde deságua uma cascata de 30 metros de altura em solo arenoso, e o Refúgio das Curucacas, operadora de turismo especializada em ecoturismo e turismo de aventura.

“Essa parceria é benéfica não pensando apenas individualmente, mas pelo fortalecimento da ideia de um destino muito forte, que é Ponta Grossa. Termos essa exposição de imagens, internacionalmente, mostra que não somos um local de um atrativo só, mas de uma região farta para todos os gostos”, considera o gestor do Parque de Natureza Buraco do Padre, Álvaro Fernandes Dias Filho.

A visão é compartilhada pelo diretor do Refúgio das Curucacas – operadora de turismo Cadastur, especializada em ecoturismo e turismo de aventura, Guilherme Forbeck.

“Acreditamos que a ação tende a gerar maior fluxo turístico no atrativo e ampliar o espectro de atuação da nossa missão institucional, que é conectar mais pessoas para a conservação e para a conduta responsável com o meio ambiente”, frisa.

Para o secretário Municipal de Turismo, Paulo Stachowiak, ações como essa evidenciam que Ponta Grossa possui atrativos aptos a receberem o público de fora.

“O município já deixou de ser um potencial turístico e é um destino turístico de qualidade, com variedade de experiências e belezas naturais”, afirma.

Prudentópolis

Conhecida pelo turismo de natureza e religioso, Prudentópolis terá atrativos turísticos divulgados no exterior, entre eles o Ninho do Corvo, Salto São João, Salto Sete, Salto Manduri e a Paróquia São Josafat.

“Isso evidencia o trabalho que temos feitos na cidade, junto aos empresários do setor. Prudentópolis tem ganhado cada vez mais notoriedade pelo turismo de natureza e religioso. Além disso, estamos no centro do Estado, o que favorece o setor”, destaca a secretária municipal de Turismo de Prudentópolis, Cristiane Guimarães Boiko Rossetim.

Para o empresário Márcio Canto Miranda, proprietário do Ninho do Corvo, a divulgação no exterior ajudará a consolidar os empreendimentos de turismo.

“É uma iniciativa muito bem-vinda. Está na hora de posicionarmos os produtos turísticos disponíveis, no Paraná, no mercado externo e despertar a atenção dos turistas”, pontua Márcio.

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