Para inovar, a 3ª Coleção Campos Gerais de Artesanato, realizada pela Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur), em parceria com o Sebrae/PR, inseriu nesta edição uma nova categoria chamada de “experiência turística”, onde empresas do setor ofertam mais do que uma viagem ou passeio turísticos. A proposta é que com atividades diferenciadas possa se ofertar algo que sensibilize, marque a memória e proporcione vivências inesquecíveis.

Além da “experiência turística”, também estão contempladas outras categorias como o objeto artesanal, que compreende a produção resultante da transformação de matérias-primas, com predominância manual; produção manual, caracterizada pela produção de peças; souvenir, objetos que representam a região ou determinado evento e o souvenir gastronômico, com produtos alimentares e bebidas que possuem identidade cultural.

“Queremos que, além de adquirir um produto, o turista também possa realizar uma trilha, uma visita orientada, consumir um prato típico, entre outras vivências. Há uma série de atividades que podem ser pensadas para o turista, como uma apresentação cultural, por exemplo”, diz a gerente da Adetur, Karen Kobilarz.

A inscrição para a 3ª edição da Coleção Campos Gerais de Artesanato pode ser feita até a próxima sexta-feira (11). O participante da categoria experiência turística deverá preencher o formulário online, disponível no site www.colecaocamposgerais.com.br. Já os interessados nas categorias objeto artesanal e souvenir deverão, além de preencher a ficha online, entregar uma versão impressa e assinada, junto com um exemplar do produto inscrito para os órgãos oficiais de turismo do seu município. A inscrição tem o custo de R$ 50, taxa que inclui a inscrição em até três produtos.

A seleção dos inscritos será divulgada entre os dias 16 e 19 de maio. A programação da Coleção para os selecionados inclui dois de workshops com temas como o planejamento de produtos, serviços turísticos e produtos e experiência turística, ambos com enfoque na formatação de produtos, além de consultorias para auxiliar na adequação dos produtos ao mercado.

“Os workshops têm o intuito de fomentar e instruir o pensamento criativo com enfoque turístico, de forma que os participantes consigam despertar no turista uma experiência proveitosa, memorável e que possam levar isso ao seu local de origem, recomendando e incentivando seus amigos e familiares a visitarem a nossa região. O objetivo da Coleção é promover e desenvolver a região dos Campos Gerais por meio de sua produção cultural e produtos turísticos inovadores”, diz a consultora do Sebrae/PR, Suellen Pavanelo. O resultado final, com a divulgação dos novos produtos, está previsto para julho. Já o lançamento deve ocorrer em agosto.

 

Compartilhe nas redes sociais