A primeira ação foi um workshop aberto à comunidade interna. Médicos e funcionários do hospital foram convidados a criar produtos e soluções inovadoras para resolver problemas na área da saúde

A Irmandade Santa Casa de Londrina (Iscal), por meio do Instituto de Educação, Pesquisa e Inovação (Iepi) e com o apoio do Sebrae/PR, convidou funcionários e médicos a aprender como transformar uma ideia em um produto ou solução inovadora. Três workshops, nos dias 13,14 e 25 de setembro, foram realizados dentro do hospital por meio do programa Sebraetec.

A consultora do Sebrae/PR, Simone Millan, destaca que as capacitações atendem a uma demanda do Iepi, criado no final do ano passado com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas e inovadoras na área da saúde. “A ação é estruturar um processo de inovação dentro do hospital”, aponta. Segundo a consultora, além de resolver problemas da própria instituição e melhorar ao atendimento aos pacientes, o trabalho abre espaço para a criação de novos negócios. “A inovação pode ser a resposta para muitos problemas enfrentados na saúde hoje”, avalia. Os cursos foram ministrados pelo especialista em inovação, Diogo Takayama.

A gerente de Ensino e Pesquisa da Iscal e coordenadora do Iepi, Karen Barros Parron Fernandes, conta que a participação da comunidade interna surpreendeu. “Tivemos até fila de espera. Tínhamos previsto o curso para até 60 pessoas e recebemos 72 inscrições”, comemora. O objetivo da capacitação, segundo ela, é estimular o desenvolvimento de produtos ou soluções inovadoras e, posteriormente, trabalhar a viabilidade das sugestões dentro do Iepi. A ideia central é disseminar a cultura de inovação em todas as áreas do hospital.

O Sebraetec é um programa que tem como principal objetivo oferecer acesso subsidiado a serviços tecnológicos e de inovação para empresas cujo faturamento anual não ultrapasse o teto da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que atualmente é de R$ 3,6 milhões. O suporte tecnológico vai desde consultorias para identificar as necessidades da empresa, acompanhamento para assegurar os melhores resultados e minimizar os riscos, e até auxílio na melhor escolha para os investimentos em tecnologia e inovação.

O Sebraetec atua em áreas distintas, como design, produtividade, propriedade intelectual, qualidade, inovação, sustentabilidade e serviços digitais. O subsídio contempla 70% do valor total de projetos para acessar serviços tecnológicos e de inovação. Empresários de micro e pequenas empresas de Londrina e região que tenham interesse em conhecer mais detalhes sobre o funcionamento do programa e receber orientação específica para inovação em suas empresas, podem entrar em contato telefone (43) 3373-8000.

SEBRAE/PR 45 ANOS

O Sebrae/PR comemora este ano quatro décadas e meia de atuação em defesa dos pequenos negócios. As micro e pequenas empresas representam 98,5% do total de empreendedores no Brasil, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram a maioria empregos no país. No Paraná, as micro e pequenas empresas correspondem a 97% das empresas do Estado e geram 90% dos empregos formais neste momento. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito, educação empreendedora e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae/PR com os micro e pequenos negócios.    

Informações para a imprensa:

Savannah Comunicação Corporativa – empresa licitada do Sebrae/PR

Assessoria de Imprensa – Regional Norte: Amanda de Santa – (43) 99917-7751/ (43) 98808-2598

Adriano Oltramari– Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895

Compartilhe nas redes sociais