Acompanhamento do Sebrae/PR contribuiu para mudanças na base do negócio; uma única postagem registrou 5,1 milhões de visualizações

Negócio faz sucesso no TikTok. Repreodução.

Desde que abriram a loja de roupas femininas Cor de Pimenta, em Maringá, noroeste do Paraná, Michele Carraschi e a mãe, Neusa Carraschi, perceberam nas redes sociais um caminho para ampliar o público. No início, em 2009, o Facebook era o grande aliado. Depois, elas também investiram no Instagram, organizaram atendimento via WhatsApp e, recentemente, explodiram no TikTok.

Com dicas simples e dinâmicas de como combinar peças, aproveitando a loja como cenário, as publicações ultrapassaram milhões de visualizações na rede de vídeos curtos. Um vídeo sobre como usar calça modelo envelope registrou 5,1 milhões de visualizações.

“Temos milhares de seguidores, exploramos diversas ferramentas dentro das redes e começamos, em janeiro deste ano, no TikTok. Vi que minha tia, minha avó, todos tinham TikTok. Vi uma rede em potencial. Deu certo”, comemora Michele, responsável por liderar compras, contratação, treinamentos, estratégias, marketing e outros processos.

Formada por dez mulheres, a equipe é ligada nas redes sociais e preparada para atender pela internet. As vendas pelo Facebook, WhatsApp e Instagram representaram 60% do faturamento em 2022. Os clientes são de todas as regiões do Brasil, sendo 72% de Maringá, cenário que deverá mudar com a retomada do site, em breve.

Segundo Michele, o resultado vem da observação de casos de sucesso, criatividade e busca por conhecimento, o que se soma a ajustes anteriores na gestão. Em um curso no Sebrae/PR, ela conta que mudou a base do negócio ao aprender sobre o uso de indicadores para acompanhamento e criação de processos para “organizar a casa”.

“Foi quando paramos para analisar que não podíamos atender todo mundo. Atendíamos bairro, redes sociais, faixas etárias diferentes, o que dificultava na hora de montar a coleção. Definimos melhor nosso público, feminino e jovem. Além disso, em 2022, no curso Re.modelar,  do Sebrae, aprendemos a olhar mais para o mercado”, acrescenta a empreendedora.

A loja cresceu 34% em 2022 em relação a 2021. Para a consultora do Sebrae/PR, Erica Sanches, o crescimento do negócio em faturamento e a presença mais robusta nas redes sociais são uma mostra de quão decisivo para o sucesso é obter conhecimento e olhar para as tendências, seja por meio de cursos ou observando o mercado.

“A presença digital é indispensável para muitos negócios. Fazer isso direito, olhando para as tendências, pode dar resultados importantes como no caso maringaense. Em paralelo, cuidar da gestão, como as empreendedoras vêm fazendo, ajuda a solidificar todo o trabalho e obter êxito”, comenta a consultora.

Tendências para pequenos negócios

O Sebrae/PR lançará a nova edição do Guia de Tendências, publicação que traz 48 tendências que impactam nos negócios e no mercado para as micro e pequenas empresas. Elaborado em 2023, será divulgado nesta quinta-feira (23), às 18h30, nos formatos on-line e presencial, na sede da Regional Curitiba do Sebrae/PR, na rua Cyro Vellozo, 59, no Prado Velho. A edição impressa do material será entregue para quem estiver presente no evento da capital paranaense e também será possível fazer o download do material de forma digital. As inscrições gratuitas, estão disponíveis no site do evento.

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