Evento reuniu empreendedores de vários municípios paraibanos e premiou as melhores ideias

 

Três minutos para apresentar uma ideia e defender sua viabilidade. Assim foi o Demoday, evento que encerrou uma série de atividades do Start PB, programa de pré-aceleração de startups do Sebrae/PB. Após quatro meses de workshops e consultorias, 16 empreendedores, de diversas cidades do estado, apresentaram suas propostas para uma banca de examinadores, durante a tarde da última quarta-feira (14).

 

Após uma jornada de quatro meses de mentorias e workshops sobre como criar e impulsionar suas ideias, os 16 empreendedores selecionados, após a primeira etapa de pitches, encararam uma banca composta por investidores, membros do setor público e do Sebrae/PB, para defender suas propostas. Entre os participantes estava a professora e pesquisadora Ana Luíza Félix, idealizadora da Boa Escrita, negócio voltado para serviços de consultorias e mentorias para universitários.

 

“Participar do Start PB me proporcionou conhecer mais a fundo sobre como consolidar um negócio que já vinha em andamento e que já tinha sido validado. Todas as mentorias ofertadas pelo grupo e pelo Sebrae me tiraram da caixinha ao perceber que o meu negócio é também uma startup e possui um valor social. Já participar do Demoday tem sido uma grande experiência por todas as etapas e processos que a gente já vivenciou e a possibilidade de mostrar a possíveis investidores o valor do nosso negócio”, comentou. 

 

O evento também teve participação de estudantes do ensino médio, do programa ‘Ouse Criar’, realizado pelo governo do estado. Entre as equipes de jovens empreendedores estava a dupla Geovanna Moreno e Micheli Dantas, do município de Ingá. As estudantes apresentaram uma proposta de turismo sustentável e de vivência na região, com atividades em comunidades quilombolas e artesanato. “A nossa startup é voltada para um turismo de experiência, onde as pessoas podem conhecer de perto a vivência quilombola e com as artesãs de renda. Elas podem ainda comprar os produtos, aproveitar a natureza local. Foi muito bom desenvolver essa ideia e apresentá-la para todos”, disse Geovanna.

 

Para Rafaella Catão, analista técnica do Sebrae/PB, o Demoday foi uma etapa importante de amadurecimento das ideias trabalhadas ao longo do programa Start PB e uma oportunidade para mostrar a diversidade de ideias que estão em desenvolvimento no estado. “A proposta do programa é trabalhar a ideia de quem está iniciando uma startup e estruturar melhor essas propostas para colocar no mercado. O evento termina, mas o nosso apoio aos empreendedores continua para amadurecer essas iniciativas”, frisou.

 

O programa de pré-aceleração também contou com a participação de equipes do município de Sousa, no sertão paraibano, que receberam o apoio da agência local do Sebrae/PB. “Concluir um projeto como esse e ver aqui os resultados apresentados é muito importante. São negócios excelentes com grandes perspectivas de implantação. O Start PB é um programa que traz essa quebra de paradigma e, realizar essa edição de forma simultânea, em João Pessoa e em Sousa, foi muito importante para disseminar esses negócios”, acrescentou o gerente do Sebrae em Sousa, Thiago Lucena.

 

Apoio – Os empreendedores que apresentaram suas propostas no Demoday receberam o acompanhamento dos especialistas da empresa Station 83. Carolina Candeia, integrante da empresa, falou sobre a diversidade dos negócios apresentados, inclusive dos estudantes do ensino médio.“Tivemos aqui empreendedores na área pet, sustentabilidade, agro, tecnologia, educação. Foram quatro meses intensos e de muita ‘mão na massa’ e os resultados foram surpreendentes”, falou. Ao final do evento, três startups foram premiadas com troféus e brindes.

 

Sebrae 50 + 50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Compartilhe nas redes sociais