Objetivo é contribuir com o desenvolvimento sustentável do local e criação de um ambiente mais favorável aos pequenos negócios 

 

Representantes do Sebrae/PB, da Unifacisa e da Prefeitura de Campina Grande realizaram, na manhã desta quarta-feira (18), uma visita técnica ao Mercado Público da Liberdade, um dos mais tradicionais da Rainha da Borborema. Articulada pelo Sebrae, que desde 2022 já está promovendo ações voltadas à melhoria do ambiente de negócios do mercado, a visita teve como objetivo a realização de um diagnóstico, para avaliar como cada instituição pode contribuir com o desenvolvimento do local.

De acordo com a analista técnica do Sebrae/PB, Rosa Correia, a proposta da instituição é estimular a cultura empreendedora e auxiliar o desenvolvimento dos pequenos negócios que funcionam no local, além de contribuir para a valorização histórica e cultural do mercado, que em agosto do ano passado completou 68 anos de fundação.

Para isso, conforme a analista, a visita técnica desta quarta-feira contou com a participação de professores de 16 cursos da Unifacisa, instituição de ensino superior, para analisar quais modelos de projetos integrados podem ser executados, com o objetivo de promover melhorias no mercado.

“São diversos cursos de graduação envolvidos, como nutrição, arquitetura e administração, além da nossa parceria com a Prefeitura de Campina Grande, com a missão de elaborarmos projetos que possam transformar o ambiente de negócios do mercado, tornando-o mais favorável aos pequenos empreendedores que atuam e fazem parte da história deste local”, pontuou Rosa Correia, ao destacar também que, desde o ano passado, o Sebrae vem realizando consultorias e capacitações com os empreendedores, de modo a contribuir com a transformação dos negócios e do mercado.

Por sua vez, a coordenadora de integração pedagógica da Unifacisa, Viviane Barros, destacou a oportunidade de promover a interação entre a academia e a comunidade do mercado, em prol de sua melhoria. “A expectativa é grande, de nós realmente contribuirmos não só com a comunidade da feira da liberdade, mas também com a sociedade de Campina Grande, fazendo com que, cada vez mais, o mercado se torne um ponto turístico, que o empreendedorismo cresça e o comércio local também”, explicou.

Representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, também participaram da visita técnica ao Mercado da Liberdade os técnicos Ana Cristina, Lena Lima e Eudes Filho, além do administrador do Mercado da Liberdade, Luiz Carlos Ferreira.

Compartilhe nas redes sociais