Tornou-se praticamente uma tradição, ainda na metade do mês de outubro, a movimentação das marcas para falar sobre um dos eventos mais esperados do ano – a Black Friday. Esse dia tem origem nos Estados Unidos e acontece, para eles, logo após o feriado de Ação de Graças, marcando o início da jornada de compras para o Natal.

Aqui no Brasil, o evento foi importado em 2010, mas só os e-commerces participaram. De lá para cá, o grande sucesso da Black Friday fez com que lojas físicas e serviços aderissem a essa data.

Com uma grande quantidade de marcas participando, é mais difícil se destacar em meio à diversidade de anúncios disponíveis sobre esse período. Dito isso, é importante que as peças sejam únicas, chamativas e ao mesmo tempo façam referência ao período de Black Friday. Mas como expressar isso por meio do Design?

Conversamos com a Elidiany Oliveira, maruja do nosso time de Design, que desenvolve de peças a identidades visuais completas para os nossos clientes, para entender melhor o processo de criação que adota para as produções referentes a esse evento. Ela conta que começa buscando referências nas campanhas de Black Friday que foram feitas no ano anterior, por meio do Behance e Pinterest, por exemplo.

Depois, procura as tendências e o que está sendo feito no design naquele ano. E, por último, concilia tudo o que encontrou nas etapas anteriores com a identidade visual do cliente e instruções específicas para aquele trabalho, se houver.

“Para criar uma peça, não devemos pensar somente no período da Black Friday: é preciso considerar também a identidade do cliente para que tenha a cara da loja dele ali. Quem ver aquela imagem precisa pensar: ‘Ah, está acontecendo a Black Friday DAQUELA LOJA’, por exemplo”, reforça a profissional.

Mesmo com a identidade visual do cliente inclusa, a Lidy, como é chamada carinhosamente pela nossa equipe, contou que existe uma certa fórmula por trás das peças da Black Friday. Ela diz que, geralmente, o termo aparece em tamanho grande, com uma fonte iluminada, de peso maior, sendo um dos primeiros na hierarquia visual da peça e com a cor preta dominando o fundo.

Então, para criar uma peça que se destaque no período de Black Friday, é preciso:

  1. Buscar referências do que já foi feito
  2. Revisitar as tendências e o que está sendo feito na área de Design no ano em que a campanha irá veicular
  3. Conciliar a identidade visual e alguma particularidade do trabalho com tudo o que foi visto anteriormente
  4. Inserir as informações de acordo com o que for importante para a peça em construção

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