Mais de 80 operadoras brasileiras conheceram um dos mais promissores produtos turísticos de Mato Grosso

Crédito da foto: Assessoria

Legenda: Aldeias estão localizadas numa região cortada por inúmeros leitos d’água e cachoeiras de tirar o fôlego

O destino de etnoturismo Aldeias Haliti-Paresi, localizado no município de Campo Novo do Parecis (a 401 km de Cuiabá), foi apresentado a mais de 80 operadoras de turismo durante a 10ª edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade e Convenção Braztoa (Associação Brasileiras das Operadoras de Turismo), no início de dezembro (1 a 4), em Campo Grande (MS).

São oito aldeias – Wazare, Salto da Mulher, Salto Belo, Utiariti, Quatro Cachoeiras, Ponte da Pedra, Rio Sacre e Cachoeira Azul – localizadas numa região cortada por inúmeros leitos d’água e cachoeiras de tirar o fôlego. Elas participam do projeto Desenvolvimento do Eco e Etnoturismo em MT do Serviço de Apoio às Micro e pequenas empresas em Mato Grosso (Sebrae MT) desde agosto de 2021, como uma das ações do programa Cidade Empreendedora e Sustentável. E foram preparadas para atender o turista nacional e internacional seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) voltado também para a sustentabilidade.

Foram formatados novos produtos, incluindo 13 vivências diferentes nas aldeias, como recepção com dança e cântico, passeio pela aldeia, visita à casa tradicional, roda de conversa, trilhas temáticas, contemplação ancorada, banho de rio. Seis aldeias oferecem alimentação e uma delas possibilita ao turista vivenciar um casamento típico.

O gerente da Regional do Sebrae em Tangará da Serra, Wlademir Alves, ressalta que a apresentação no evento Braztoa foi muito positiva. “Foram diversos contatos com possibilidade de grandes negócios para o próximo ano. Os participantes do seminário conheceram um novo destino de experiência”. Ele aponta que as operadoras de turismo estão procurando esse tipo de produto para atender o ‘novo’ turista que busca principalmente um destino de experiência e que quer olhar também a questão da sustentabilidade.

O empresário Ademar Gomes Laurindo (Ademar Rapel), da empresa Equipe Vertical Adventure Operadora, que faz o receptivo local em Campo Novo do Parecis, ressalta que o destino é uma junção de experiência, vivência e aventura. A comercialização vem sendo consolidada através de parceria com a comunidade indígena. Oferece roteiros com programações de 1 a 8 dias de experiência e vivência com aventura em meio a natureza.
Segundo ele, a procura pelo destino vem crescendo gradativamente, com a presença de turistas de todos os estados e de alguns países, com ênfase em grupos familiares de mais diferentes idades e confraternização. “Outro ponto a destacar é o atendimento empresarial de grupos focados no desenvolvimento de líderes.”

Para Ademar, participar de um evento de alta qualidade e magnitude como o Seminário Braztoa foi uma experiência ímpar, a realização de um antigo sonho de colocar o destino na prateleira de renomadas operadoras para que os mesmos cheguem até o potencial cliente.

Compartilhe nas redes sociais