Proximidade com o público e facilidade de adaptação podem contribuir com o desempenho das micro e pequenas empresas 

 

Com novos perfis de consumidores surgindo no mercado brasileiro, cada dia mais exigentes e ávidos por boas experiências, a qualidade do atendimento oferecido continua a ser um importante diferencial competitivo para as empresas, especialmente no universo dos pequenos negócios. Por essa razão, em homenagem ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado nesta quarta-feira (15), o Sebrae/PB elencou dicas importantes para que as micro e pequenas empresas possam conquistar e fidelizar clientes através da excelência em seu atendimento.

De acordo com a instituição, a principal vantagem dos pequenos negócios é a proximidade com o seu público. Essa relação mais direta ocorre porque, muitas vezes, a pessoa responsável por criar novos produtos e serviços ou por administrar a empresa é a mesma que realiza ou acompanha de perto o atendimento ao consumidor. Logo, essa proximidade, que dificilmente ocorre em grandes empresas, pode resultar em um atendimento mais personalizado, além de facilitar a correção de processos, quando necessário.

“O que o cliente quer, quando entra em uma empresa, é solucionar um problema. Logo, precisamos entender qual é a dor desse cliente e melhorar a experiência dele através do atendimento. É por essa razão que o atendimento faz toda a diferença para quem quer crescer no mercado, tratando o cliente com a qualidade que ele merece”, explicou a analista técnica do Sebrae/PB, Éricka Vasconcelos.

Ainda conforme a analista, pensar e zelar pela qualidade do atendimento não é uma medida que precisa ser pensada apenas pelos negócios físicos, mas também por quem atua no universo digital. A dica, segundo ela, vale não só para quem vende pela internet, como também para as empresas que utilizam ferramentas digitais enquanto canal de relacionamento com o público.

“Nesse universo, é preciso considerar que você não está frente a frente com seu cliente, mas que você precisa ter agilidade para resolver os problemas dele. Um exemplo disso são as empresas que atendem o cliente via WhatsApp: é preciso deixar claro qual o seu horário de atendimento e ter alguém direcionado para isso, porque é muito frustrante para o cliente esperar horas ou dias para receber um retorno”, pontou Éricka.

Por fim, a analista do Sebrae/PB destacou que a instituição oferece uma série de capacitações, virtuais e presenciais, para quem deseja aperfeiçoar o atendimento oferecido em seu negócio. As capacitações estão disponíveis através do endereço https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pb?codUf=16, ou por meio do WhatsApp (0800 570 0800).

“É muito importante o empreendedor se capacitar, e também ao seu grupo de atendimento, para que possamos levar a melhor experiência ao cliente, porque é isso que ele busca quando entra em uma empresa”, concluiu Éricka Vasconcelos.

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