Governança integrada é uma das boas práticas do Ecossistema Local de Inovação do município de Pinhais

No primeiro ano de implementação do Ecossistema Local de Inovação (ELI), o município de Pinhais chegou à semifinal do Prêmio Nacional de Inovação (PNI), a mais importante premiação de inovação do País. O ecossistema de Pinhais concorre na categoria Ecossistemas de Pequeno Porte. Outros seis ecossistemas de inovação do Paraná estão classificados para a fase de validação do Prêmio. Os vencedores serão anunciados em 26 de setembro, durante a décima edição do Congresso Internacional de Inovação da Indústria.

Para o consultor do Sebrae/PR, Paulo Grochowicz, o avanço sólido e rápido reforça a reputação de Pinhais como um ambiente propício para inovação no cenário nacional.

Paulo conta que Pinhais iniciou seu caminho em direção à inovação no ano passado através da metodologia do ecossistema de inovação. Com o mapeamento realizado em setembro, um plano de ação foi desenvolvido com os potenciais atores desse emergente ecossistema.

“Desde o início deste ano, várias ações foram executadas, incluindo eventos, encontros e iniciativas que colocaram tópicos importantes para o desenvolvimento da cidade em pauta. Graças à colaboração tríplice entre empresas, prefeitura e universidades, Pinhais agora se destaca no cenário nacional de inovação”, afirmou o consultor.

Para ele, a governança integrada do Ecossistema Local de Inovação é um dos destaques do município.

“É o fator mais importante para o sucesso deles até esse momento no PNI. Como as ações aconteceram de forma integrada, isso chamou a atenção da banca avaliadora, assim como o envolvimento de empresários, Poder Público e instituições de ensino superior. Tudo é construído na lógica de colegiado, os temas são discutidos entre aqueles que fazem parte do grupo de trabalho”, detalhou.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pinhais, Ricardo Pinheiro, a classificao para a semifinal destaca a cidade como um hub de inovação, aumentando a visibilidade e o reconhecimento em todo o País.

“Essa conquista valida nossas ações, iniciadas em 2021, quando a Prefeitura de Pinhais publicou a Lei de Inovação e instituiu o Programa Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, criando o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, regulamentando a concessão de incentivos às empresas com o objetivo de estabelecer medidas para fomentar o desenvolvimento tecnológico e de inovação no município. Além disso, em parceria com o Sebrae, em 2022, para a realização do mapeamento do ecossistema, reunindo representantes dos diversos segmentos econômicos locais”, discorreu o secretário.

Para Ana Heemann, cofundadora e diretora técnica da empresa Heide, hub de inovação em ingredientes naturais da biodiversidade brasileira para as áreas de alimentos e cosméticos, o apoio do Sebrae e da Prefeitura de Pinhais foi fundamental para a estruturação do ecossistema.

“Ficamos felizes de que Pinhais, um ecossistema ainda em formação e jovem, é semifinalista do Prêmio Nacional de Inovação. Isso nos alegra, nós colaboramos ativamente também na construção dos dados para essa premiação”, destacou.

Ana conta que participa desde o início da convocação para a formação do ecossistema de inovação de Pinhais, no ano passado, quando a Prefeitura de Pinhais fez a contratação do mapeamento dos atores do município, com apoio do Sebrae/PR.

“A formação desse ecossistema é de grande importância para o município porque, dessa forma, nós conseguimos nos conectar a outras empresas, instituições e entender de que forma o Poder Público pode contribuir com a inovação”, completou.

A diretora acadêmica da Faculdade de Pinhais (Fapi), Salette Azevedo, afirma que um ecossistema de inovação retrata um ambiente de empreendedorismo inovador, focado na sustentabilidade do território e resultante da atuação conjunta de atores oriundos de diversas representatividades.

“Nosso ecossistema, certamente, contribui para a otimização das potencialidades do município, maximizando a utilização da endogenia existente. Estar incluído entre os semifinalistas do Prêmio Nacional de Inovação sinaliza que o nosso trabalho caminha na direção correta, malgrado encontrar-se em sua fase inicial”, sublinhou.

Prêmio Nacional de Inovação
Na oitava edição do Prêmio Nacional de Inovação, promovida pelo Sebrae e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Paraná se destacou em relação aos demais estados com 27 inscrições. Os sete ecossistemas paranaenses selecionados são de regiões variadas do Estado, evidenciando a diversidade e o ambiente favorável em todos os territórios. Além de Pinhais, na categoria de Ecossistemas de Pequeno Porte, avançaram para a fase de validação os ecossistemas: Vale do Sol e Campo Mourão. Na categoria de Ecossistema de Médio Porte, representam o Paraná os ecossistemas de Maringá e do Sudoeste. E na categoria de Grande Porte, competem Curitiba e Iguassu Valley.

Feira do Empreendedor 2023
Promovida pelo Sebrae/PR, de 14 a 17 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking e informações sobre o mercado, com orientações e consultorias de especialistas. O evento terá expositores de segmentos como franquias, máquinas e equipamentos, serviços e soluções digitais. A Feira apresentará lojas conceito de moda, cafeteria, petshop e salão de beleza, palestras, rodadas de negócios, além de espaços de experiência e games, com foco em negócios e empreendedorismo. Mais informações e inscrições pelo site www.sebraepr.com.br/feiradoempreendedor.

Compartilhe nas redes sociais