Com o objetivo de diminuir a fila de espera e agilizar o atendimento a exames, consultas e cirurgias represados pela pandemia, a Prefeitura de São Caetano do Sul lançou em junho o programa ProSaúde Fila Zero. Ao longo de seis meses, diversos mutirões de cirurgias, consultas, exames e fisioterapias, além do início do serviço de Telemedicina, atenderam 48.854 pessoas, reduzindo em 73% a demanda e equalizando os atendimentos nas especialidades.

 

Todos os atendimentos foram realizados por agendamento, respeitando as prioridades da fila e o tempo de espera pelas consultas, exames e cirurgias. Um planejamento minucioso estudou as especialidades com maior demanda e definiu prioridades para o programa, que até o momento realizou 1.890 cirurgias; 18.233 consultas; 11,5 mil exames; 4.007 atendimentos em Fisioterapia e 13.224 atendimentos por Telemedicina, além dos procedimentos de rotina.

 

“Foi um ano de muito trabalho, investimento em tecnologia e resolutividade. Com a equipe empenhada, conseguimos ampliar horários de atendimento, realizar exames, consultas e cirurgias nos fins de semana. Realizamos diversos mutirões e conseguimos desafogar especialidades que tinham pacientes aguardando procedimentos há quase dois anos”, afirmou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

 

Embora continue sendo um grande desafio lidar com absenteísmo, que chega perto dos 30%, o apoio de soluções tecnológicas tem facilitado o monitoramento dos agendamentos e a remarcação de consultas de forma mais dinâmica. “Em setembro, lançamos a Central Conectada, serviço de confirmação de consultas via WhatsApp. Os pacientes recebem uma mensagem pelo aplicativo que dá a opção de confirmar ou cancelar o agendamento. A iniciativa ampliou a capacidade de confirmação de agendamentos e agilizou a remarcação de horários vagos”, destaca Regina Maura.

 

O sistema tem capacidade para realizar em média 4,3 mil disparos por dia para confirmações de consultas e exames, número superior ao que é realizado pela equipe da Central de Agendamentos, que não ultrapassa 1,3 mil ligações diárias. Em janeiro terão início os testes para a confirmação de exames também. Até o momento, 18 mil pacientes receberam mensagens para confirmação de consultas, 14 mil retornaram confirmando os agendamentos e 900 negaram, liberando suas vagas.

 

As ações do ProSaúde continuarão em 2023 com os mutirões de consultas, exames e cirurgias, além da Telemedicina que será ampliada para o Atende Fácil Saúde e receberá novo equipamento, permitindo a realização de exames a distância e ampliando as especialidades atendidas.  No dia 3 de janeiro terá início o mutirão de ultrassonografia com mais de 5 mil vagas extras disponíveis. Os exames serão realizados na Carreta da Saúde e em horários estendidos no Complexo Hospitalar de Clínicas e no Caism. Todos os exames estão sendo agendados respeitando as prioridades da fila e o tempo de espera pelos exames.2

Compartilhe nas redes sociais