Organizar tarefas, metas e ter controle financeiro estão entre as principais dicas

Empreender é por vezes uma jornada solitária. E para ter um negócio de sucesso é preciso planejamento para dar conta das tarefas da empresa e não deixar cair a qualidade do produto ou serviço ofertados. Este é o caminho apontado pela analista do Sebrae/PB Rosário Brito, que reforça a importância da dedicação do dono do negócio em manter a disciplina e organização com a gestão do tempo.

 

“A depender do negócio, o empreendedor tem muita demanda e acaba, por não se organizar como deve, perdendo clientes. Mas, o detalhe é que o empresário precisa se organizar diariamente, ao começar e encerrar o expediente. Não misturar, por exemplo, as atividades financeiras da empresa com as pessoais, porque temos aqueles que trabalham em casa; não deixar que as coisas da casa, durante o tempo que ele estiver atendendo, atrapalhe o trabalho na empresa. Por isso, a gestão do tempo é muito importante”, orienta Rosário Brito.

 

A analista lembra outro ponto importante para quem empreende sozinho, como é o caso do Microempreendedor Individual (MEI), e é o ‘faz tudo’ da empresa: manter a gestão financeira do negócio para não prejudicar o faturamento. Para isso, ela indica que o empresário utilize um relatório para registrar entrada e saída de notas, compra de produtos, vendas, entre outros itens que, ao fim do dia, será um resumo de como foram as atividades na empresa. “É importante que o MEI tenha um relatório e alimente ele diariamente, coloque numa pasta as notas fiscais, não faça compras no CPF dele, mas no CNJP da empresa. Além disso, ele pode fazer uma lista de atividades a fazer no dia seguinte ou um plano de ação para executar ao longo da semana”, ensina a analista.

 

Com uma empresa de mentoria científica para pós-graduandos há quatro anos, Ana Luíza Félix sabe da importância da organização no seu negócio, conhecer as necessidades da empresa e estar minimamente por dentro de cada função que ela tem que desempenhar ao longo do dia. “Primeiro ponto é que o empreendedor precisa conhecer de gestão financeira, de atendimento, para que sempre esteja inovando e no mercado. Não é fácil e nem estou dizendo que todo mundo será organizado. É muito importante estudar tudo, conhecer o suficiente para que quando você estiver crescendo saiba o tipo de profissional que você precisa contratar e até treinar para entender o seu negócio”, acrescenta.

 

Por sua vez, a analista do Sebrae complementa com outra dica importante para os pequenos empreendedores: a capacitação. “A pessoa deve encontrar um tempo para fazer capacitações para aprender, se manter no mercado e prospectar novos clientes”. No caso da empresária Ana Luiza, continuar estudando, sejam conteúdos relacionados ao seu negócio ou à carreira acadêmica que desenvolve em paralelo, acaba resultando em mais autoridade para ela perante os clientes. “Na minha organização diária, a parte da noite eu divido entre a atividade física regular e estudo, que é quando vou me dedicar para estar dentro do mercado de trabalho e fazendo o que eu gosto, publicando, porque eu sou minha própria vitrine”, frisa.

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