Evento promovido pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR celebrou os resultados obtidos em 2019

Representantes de mais de cem empresas participaram nesta terça-feira (26), do seminário Encontros do Comércio. O evento reuniu empresários do comércio varejista de Cascavel, Guaíra, Santa Helena, Quedas do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Toledo, Terra Roxa, Palotina e Foz do Iguaçu, que participaram dos programas de capacitação promovidos pela Fecomércio PR e Sebrae/PR.

“Capacitamos mais de 400 empresários do comércio varejista na região. Realizamos esse evento para encerrar as atividades e compartilhar mais conhecimento, visto que estamos no final do ano e essa é uma das melhores épocas para vender. Por isso, é importante capacitar o comerciante para que atenda melhor os clientes e consiga obter ainda mais êxito nos negócios”, pontua o diretor de operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini.

Durante 2019, só nos Programas Varejo Mais em Ação e Varejo Digital, foram capacitadas mais de 160 empresas na região. Maria Carolina Sanches, por exemplo, é de Terra Roxa. Sócia proprietária de um ateliê de roupas de festa, percebeu que precisava inovar na empresa e optou pelo Programa Varejo Mais em Ação, para ter contato com as novidades do segmento.

“Pela evolução da internet, nós, com lojas físicas, ficamos com medo de perder espaço e pensamos que a solução é se aventurar nas lojas online. Mas, o Programa abriu a minha mente para novas possibilidades e entendi que internet não é tudo. Hoje, os clientes buscam relacionamento e atendimento diferenciado. Com as ideias que tivemos no Programa, acredito que iremos ter uma evolução bem significativa”, conta a empresária.

Para o presidente do Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Cascavel e Região (Sindilojas) e representante da Fecomércio PR, Leopoldo Furlan, empresários como Maria Carolina, que buscam novidades e querem aprimorar conhecimentos, estão sempre à frente.

“O ano de 2019 foi positivo para quem se conscientizou de que era hora de aprender coisas novas e implantar mudança nas empresas. Para 2020, a tendência também é essa: estamos vivendo um momento econômico mais favorável, porém, é preciso ter o apoio de entidades como o Sebrae/PR e Fecomércio PR, que oportunizam conhecimento e inovação para o mercado”, comenta Leopoldo.

Pensando nisso, o evento também ofereceu aos participantes uma palestra ministrada pelo empreendedor e escritor, Fred Alecrim. Dentre os principais assuntos, estava a necessidade de inovar no varejo.

“Um dos caminhos para prosperar em 2020 é a inovação, que pode surgir tanto do aprimoramento do que já existe ou da criação de algo que ainda não há no mercado. Para começar, sempre digo que a melhor solução é aprimorar, portanto, é preciso melhorar soluções agregando alguns dos principais desejos novo consumidor, que é mais consciente e demanda ações com diversidade, paixão, coragem, talentos, colaboração e empatia, por exemplo”, indica Alecrim.

Revitalização de espaços comerciais
O Encontros do Comércio também marcou o encerramento do Programa de Revitalização de Espaços Comerciais, realizado em Cascavel. Os trabalhos começaram ainda em 2016, com um grupo de empresários, que percebeu a necessidade de revitalizar o setor varejista na cidade.
O Programa, conduzido pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR em parceria com a Prefeitura de Cascavel, focou na revitalização do comércio de rua, promovendo melhorias nas fachadas, iluminação, calçamento, segurança e gestão das empresas. Com o encerramento das atividades, o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, aproveitou para enaltecer o grande trabalho desenvolvido durante os últimos quatro anos – que contribuíram não apenas para o crescimento das empresas participantes, mas para

o desenvolvimento de um novo conceito de comércio de rua.

“Essa ação foi muito boa e necessária. Todos os investimentos que fizemos foi no sentido de dar mais qualidade de vida para quem usa o centro da cidade e para os lojistas que investem na área. Juntos, ganhamos força e conseguimos projetar e realizar. Hoje, temos um local, que é o coração da cidade, transformado em um verdadeiro shopping a céu aberto”, enfatiza o prefeito.

Pedro Arantes Cecílio, foi um dos empresários que participou do Programa e garante que a loja apresenta um salto significativo no sentido de evolução e gestão.

“Quando começamos o Programa, imaginávamos as mudanças que seriam feitas na empresa, mas não sabíamos como começar. A estrutura que foi oferecida durante esses quatro anos nos deu um norte sobre quais eram os caminhos que teríamos que percorrer. Visualizamos avanços na estrutura, gestão, equipe, estoque e até na forma de atendimento e exposição de produtos. O Programa nos oportunizou uma mudança profissional, mas também, de vida”, relata Pedro.

Para reconhecer a história e o esforço de empresários como Pedro, que participaram do Programa e apresentaram resultados significativos, Sebrae/PR e Fecomércio PR entregaram o Selo de Referência no Comércio, uma forma de valorizar o trabalho realizado.

Em Cascavel, os estabelecimentos que conquistaram o Selo Bronze foram a Pavan Móveis, Dimazzo Confecções e Boutique Magnólia. Já as empresas que ganharam o Selo Prata foram: Celeiro Grãos da Terra, Mais Mundo das Gêmeas e DiBambini Moda Infantil. As empresas Grat’s Store, Óticas Precisão, Drops Moda e Acessórios, Suprivel, Digicor, Ótica Especialista, Bella Prata, One Store Marisol, Gethamo Confecções, Blindagem Suplementos, Gaúcha, Quatz Ótica e Relojoaria, Óticas Curitiba, Calçados Franca, Lingeri e Cia e Lelena Home, por sua vez, ganharam o Selo Ouro.

Durante o evento, também foram apresentados os resultados obtidos a partir da avaliação do ambiente de negócios do centro de Cascavel. Em junho de 2017, a avaliação, que leva em consideração fatores como iluminação, calçadas e ambientação urbana, por exemplo, apontou o resultado de 6,08 pontos. Agora, no final do Programa, uma nova avaliação apontou o índice de 7,21 pontos.

“A evolução foi significativa. Com a união da Prefeitura, Sebrae/PR e Fecomércio PR em conjunto com uma governança formada por 20 instituições da cidade e o interesse dos empresários, conseguimos melhorar o ambiente de negócios e, principalmente, a estrutura do centro de Cascavel”, finaliza a consultora do Sebrae/PR, Danieli Doneda.

Compartilhe nas redes sociais