A palestra ‘Transformação Digital’, com o especialista em Marketing e Gestão Empresarial, Fred Alecrim, realizada no último dia 28 de novembro, em Ponta Grossa, marcou o encerramento das ações do comércio na região. Realizados pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, com parcerias com associações comerciais, prefeituras, sindicatos do comércio, Sesc/Senac, entre outras entidades, os programas Varejo Mais em Ação e Varejo Digital oportunizaram conhecimento para mais de 100 empresários.

Com o objetivo de capacitar microempreendedores individuais e microempresas a venderem mais através das plataformas digitais, o Varejo Mais Digital foi realizado em Ponta Grossa e Guarapuava, com a adesão de 25 empresários. “O Programa ofereceu conhecimento técnico digital para as empresas que estão iniciando nesse meio e apontou qual é a melhor forma de atuação, de acordo com a característica de cada empreendimento”, considera a consultora do Sebrae/PR, Fabíola Cristhine Martins da Silva.

Já o Varejo Mais em Ação, que promove a competitividade de empresas, foi realizado em Guarapuava, Palmeira, Telêmaco Borba, Mallet e Rio Azul, com a adesão de 83 empresários. “O Programa ofereceu uma metodologia ainda mais completa, com conteúdos modernos, voltados para a experiência do cliente, além da parte de gestão e finanças”, analisa a consultora.

Para o secretário Municipal de Indústria e Comércio, de Mallet, Jossoel Nicolaico (Léo), o Varejo Mais em Ação permitiu aos empresários novos conhecimentos em áreas importantes. “A Secretaria Municipal de Indústria foi parceira do programa por acreditar nos resultados que ele proporciona, possibilitando novos desafios aos empreendedores, que estão ansiosos para colocar em prática todo o conhecimento adquirido”, diz.

A empresária Maria Aurea Martins, da Aurea Modas, de Guarapuava, participou do Varejo Mais em Ação e do Varejo Digital, e acredita que muitas mudanças podem ser aplicadas no dia a dia da empresa. “Saímos mais incentivados a buscar ainda mais proximidade com os clientes, a planejar ainda mais as datas comemorativas e a dar um up na empresa”, conta.

A diretora do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas), Josielly Lima Guimarães, acredita que, com o crescimento nas vendas do comércio varejista e com a elevação da confiança dos empresários paranaenses, é preciso estar preparado e estruturado para atender a demanda do mercado.

“Tivemos um feedback muito positivo dos participantes, que estão motivados a mudar para crescer frente à concorrência. Em 2020, vamos abrir novas edições do programa”, adianta.

 

Compartilhe nas redes sociais