Reconhecimento é concedido pelo Sebrae/PR e pela Fecomércio PR, após processo de avaliação

Dez empresas de Guarapuava, na região centro do estado, receberam nesta quinta-feira (11), o Selo de Referência do Comércio, que atesta a conformidade de boas práticas de gestão adotadas pelos pequenos negócios. O reconhecimento é concedido pelo Sebrae/PR, pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Prefeitura de Guarapuava e Sindicatos Empresariais do Comércio. O evento aconteceu no escritório do Sebrae/PR no município.

No programa, que teve cinco meses de duração, um consultor do Sebrae/PR procedeu o diagnóstico inicial das empresas para a elaboração de um plano de ação. Após o período de adequação, foi realizado novo diagnóstico para verificar em quais requisitos houve evolução.

O presidente do Sindicato Patronal do Comércio e Guarapuava e Região (Sicomércio), Abrão José Melhem, que representou no evento o presidente da Fecomércio PR e governador em exercício do Paraná, Darci Piana, diz que o Selo dá visibilidade aos pequenos negócios de Guarapuava interessados em aprimorar a sua gestão.

“São empresários que atingiram a pontuação mínima de 80 pontos e que têm mais um diferencial frente a seus concorrentes. É uma iniciativa para quem busca ser mais competitivo”, comenta.

Conforme a consultora do Sebrae/PR, Thaise Amaral, 20 empresas de Guarapuava participaram do programa, mas dez obtiveram pontuação para o Selo. Foram avaliados o atendimento, estrutura, gestão, liderança, compromisso, aprendizado organizacional e inovação. Além disso, foram verificados aspectos como adaptabilidade, desenvolvimento sustentável, orientação por processos, geração de valor, compromisso com as partes interessadas e pensamento sistêmico.

“O objetivo era estimular as boas práticas de gestão pautadas na melhoria contínua dos pequenos negócios para potencializar a competitividade e a sustentabilidade. Em Guarapuava, onde o programa foi parcialmente subsidiado pela Prefeitura, percebe-se um interesse por parte dos empresários, em melhorar a gestão da empresa, seus processos internos e padronizar um atendimento de qualidade aos clientes”, cita a consultora.

Um deles é o empresário Emerson Theodorovicz, que recebeu o Selo de Referência do Comércio. Ele conta que aderiu ao programa para validar processos e relata que o principal desafio foi entender o cliente, o mercado e as novas demandas.

“Acredito que um dos principais benefícios é o envolvimento de todos os colaboradores no processo, com mais ideias e com o entendimento que mudanças são necessárias para um novo impulso”, pontua.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico do Guarapuava, Janaína Naumann, o Selo consolida as empresas que se destacaram no município e motiva outros empresários a buscarem soluções que fortaleçam os negócios.

“É um momento muito importante para o empresariado, pois possibilita, a cada um, a oportunidade de trocar ideias e de entendimento quanto ao direcionamento das atividades”, reforça.

Compartilhe nas redes sociais