Nas escolas da Rede Municipal de Ensino de São Caetano, o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é uma oportunidade para iniciativas de reconhecimento e valorização das mulheres. Não faltaram as tradicionais homenagens com flores, corações e declarações de afeto, juntamente com iniciativas de conscientização de meninas e meninos sobre a necessidade de construção de uma sociedade mais justa, com direitos iguais para todos.

 

Foram feitas homenagens a importantes figuras femininas da atualidade e, também, a todas as mulheres que estão presentes na vida diária dos alunos. Lembrancinhas e decorações com mensagens de reflexão e estímulo foram preparadas com carinho por equipes gestoras e estudantes.

 

A EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Leandro Klein, do Bairro Nova Gerty, por exemplo, preparou com a ajuda da professora Malu (Arte) um belo painel com flores e apresentou obras assinadas por ela de duas grandes personagens históricas: a cantora sul-africana e ativista na luta contra o apartheid Mirian Makeba e a artista plástica mexicana Frida Kahlo.

 

As lembranças produzidas pelos pequenos foram acompanhadas de mensagens de reflexão, como a frase da filósofa polonesa Rosa Luxemburgo – “Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres”.

 

Reflexão sobre a data também foi a tônica da homenagem realizada na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Maria Teresinha Dario Fiorotti, no Bairro Santa Maria.  As homenagens foram marcadas com frase da filósofa francesa Simone de Beauvoir – “Que nada nos defina, que nada nos sujeite, que a liberdade seja nossa própria substância” – estampada em painel decorativo e nas lembrancinhas produzidas pelos alunos.

 

“A data é extremamente importante, pois apesar de ser comemorada mundialmente, celebrando as conquistas ao longo dos séculos, serve também como uma parada para reflexão e conscientização de que há um longo caminho a se percorrer”, destaca a diretora da EMEF Leandro Klein, Adriana Assi.

Compartilhe nas redes sociais