Primeiro meetup ligado ao setor vai reunir os principais representantes do trade turístico e empreendedores digitais no dia 9 de agosto

 

Londrina vai receber, na próxima quinta-feira (9), o primeiro meetup ligado ao setor de turismo. Será um encontro informal, para troca de ideias e experiências, com o objetivo de discutir os desafios e levar aos empreendedores digitais as oportunidades de inovação na área. O evento ocorre às 19 horas, no Boussolé Gastrobar, que fica no Aurora Shopping, na Gleba Palhano, e é uma promoção do Núcleo de Turismo de Londrina e RedFoot e tem o apoio do Sebrae/PR.

 

A falta de informações sobre pontos turísticos e, principalmente, de uma agenda que concentre todos os eventos realizados ao longo do ano em Londrina – culturais, esportivos e de negócios – estão entre os principais desafios a serem enfrentados pelo setor, na avaliação da consultora e gestora do projeto de Turismo do Sebrae/PR, Simone Millan. Ela adianta que, durante o encontro, serão apresentados os números de uma pesquisa sobre o perfil do hóspede em Londrina.

 

As oportunidades para o setor, porém, vão muito além da área de hotelaria, passa pela mobilidade urbana, gastronomia, negócios e eventos, turismo rural, aventura, cidades inteligentes. Grandes startups conhecidas dos brasileiros atuam no ramo, como a 99, Uber, Booking, MaxMilhas, o que comprova o potencial do setor para a inovação. O objetivo principal de reunir representantes do trade turístico de Londrina e empreendedores digitais, segundo Simone, é “buscar um novo olhar para os velhos problemas do turismo na cidade”.

 

A consultora do Sebrae/PR lembra que a cidade é movimentada pelo turismo de negócios, eventos e roteiros gastronômicos. “O turista de negócios gera mais impostos, porque a maioria utiliza nota fiscal”, aponta. Porém, existe muita dificuldade por parte dos visitantes em encontrar informações sobre Londrina, pontos turísticos e eventos. “Existem informações em várias fontes, mas elas não estão centralizadas”, justifica.

 

A diretora de Turismo do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Maitê Uhlmann, confirma o problema e adianta que a entidade está trabalhando em uma plataforma digital para reunir em um único espaço toda a agenda de eventos da cidade. “Existe uma dificuldade hoje porque Londrina ainda não se vê como uma cidade turística. Por isso, estamos produzindo um calendário de eventos”, afirma. Segundo ela, essa é uma resposta rápida, que usa inteligência e informação para enfrentar um dos principais desafios do setor.

 

Para o fundador do Grupo Frezarin e CEO da Yazo, Eduardo Frezarin, Londrina precisa se fortalecer como uma cidade que tem conteúdo. A Yazo é uma startup que cria aplicativos personalizados para eventos, com foco no engajamento e interação entre o público participante. Na opinião de Frezarin, o maior ativo da cidade para o turismo é o próprio londrinense. “O nosso diferencial está em oferecer soluções e usar a tecnologia como ferramenta para melhorar a conexão entre evento, público, patrocinadores e apoiadores”, diz.

 

O empresário confirma que a falta de uma agenda única prejudica a cidade. “Se criarmos uma agenda oficial para conectar o máximo de entidades e organizadores será possível decidir melhor as datas e evitar conflitos de agenda”, explica. Essa organização do calendário, segundo ele, vai tornar a cidade mais atrativa, aumentar o número de eventos e movimentar mais dinheiro na economia local. “O segmento de turismo e entretenimento no Brasil representa mais de 13% do PIB nacional. Por isso a importância de explorarmos bem esse setor”, justifica.

 

O Meetup Turismo Londrina será realizado no dia 9 de agosto, às 19 horas, no Boussolé Gastrobar, que fica no Aurora Shopping, na Gleba Palhano. O evento é uma realização do Núcleo de Turismo de Londrina e RedFoot, e tem o apoio do Sebrae/PR, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Norte do PR (Abrasel), Prefeitura de Londrina, Codel, Conselho Municipal de Turismo de Londrina (ComTur), Londrina Convention Bureau, Baixa Experimenta e Boussolé Gastrobar.

 

Vem crescer com o Sebrae

O Sebrae/PR é o parceiro certo para micro e pequenas que desejam crescer e estar sempre um passo à frente. Com mais de 45 anos de atuação, a entidade trabalha para fomentar o empreendedorismo, promover a competitividade, a inovação e disseminar conhecimento sobre gestão. Com o Sebrae/PR, as MPEs podem se diferenciar no mercado. Deseja ampliar os negócios ou pretende iniciar um, comece em www.sebraepr.com.br/umpassoafrente

 

Informações para a imprensa:

Savannah Comunicação Corporativa- empresa licitada do Sebrae/PR

Assessoria de Imprensa Regional Norte: Amanda de Santa – (43) 98808-2598 / 99917-7751

Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 – www.pr.agenciasebrae.com.br

Compartilhe nas redes sociais