A Associação de Potencialização de Espaços Comerciais de Francisco Beltrão (Apec) realizou, no sábado (29), o Festival Alto da Júlio com a Caravana Cultural e Dia sem Carro. A programação na Avenida Júlio Assis Cavalheiro, no trecho conhecido como Alto da Júlio, reuniu atrações musicais, oficinas, moda, gastronomia e atividades voltadas para a preservação ambiental e dos recursos naturais. O Sebrae/PR esteve entre os expositores, com um projeto de sustentabilidade apresentado pela turma do terceiro ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Hilda Romanzini de Melo, de União da Vitória.

Os alunos da turma estiveram em Francisco Beltrão, mostrando as bolsas femininas que produziram reaproveitando caixas de leite longa vida. O projeto faz parte do Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), ação do programa de Educação Empreendedora do Sebrae/PR. Já o Alto da Júlio é resultado do projeto de Revitalização de Espaços Comerciais, da parceria entre a Fecomércio PR e o Sebrae/PR, que foi finalizado em 2014.

Jocelei Fiorentin, consultora do Sebrae/PR e que coordenou as ações do projeto de revitalização comemora a convergência de diferentes linhas estratégicas e a interação entre alunos e a comunidade empresarial.

“É uma ação positiva e propicia inspiração para a vida desses estudantes. De forma especial, a valorização do Alto da Júlio para um tema tão importante como é a sustentabilidade demonstra a sensibilidade e conexão do grupo para esta área, que é uma das grandes tendências de negócios do varejo com esse apelo”, contextualiza.

A consultora acredita que o festival demonstra que o Alto da Júlio é um espaço preocupado com temas atuais. “Até porque o comportamento dessas novas gerações tem muito dessas pautas, são assuntos que vão tomar muito mais espaço e interesse dos consumidores modernos. São novos hábitos de consumo que merecem ações e estratégias inteligentes para reter os clientes”, pontua Jocelei.

A participação dos alunos de União da Vitória aconteceu por meio da convergência e diálogo entre os projetos de Sustentabilidade e de Educação Empreendedora na Regional Sul do Sebrae/PR.

“O projeto de Educação Empreendedora utiliza diversas ferramentas, entre elas a metodologia do JEPP, que tem como característica principal o trabalho dos comportamentos empreendedores a partir do Ensino Fundamental, tendo como base o estímulo ao empreendedorismo e práticas vivenciais de interação e construção de oportunidades”, diz Elizandro Ferreira, consultor do Sebrae/PR.

Dez alunos da escola Hilda de Melo participaram em Francisco Beltrão. Alzenir Tereski de Paula, supervisora na escola de União da Vitória, detalha que as bolsas que fizeram parte da exposição não estavam à venda.

“Teremos a feira da escola nos próximos dias e, como o convite foi recente, não houve tempo para confeccionar mais bolsas”, salienta.

Alzenir destaca o trabalho coordenado pela professora Marisane Werle Roman e que a participação no festival de Francisco Beltrão representa a valorização do trabalho.

“Poder mostrar o que eles produziram é uma experiência gratificante e vai motivar os estudantes para os próximos anos”, avalia a supervisora.

Já para Ana Maria Kochan, coordenadora do JEPP em União da Vitória e integrante do Comitê MPEs Iguaçu, o convite do Sebrae/PR é “prova de que estamos no caminho certo, com a pedagogia do empreendedorismo que está sendo visada aqui no município”.

Ana Maria anuncia uma série de feiras com produtos das turmas do JEPP em União da Vitória. “A primeira aconteceu no dia 21 de setembro, na Escola de Campo Manoel Ribas. Na escola Hilda Melo, a feira está marcada para 4 de outubro e outras 15 acontecerão na sequência”.

Alto da Júlio
A presidente da Associação de Potencialização de Espaços Comerciais de Francisco Beltrão (Apec), Rosangela Roessler, informa que aproximadamente mil pessoas prestigiaram o festival, que incorporou o conceito de shopping a céu aberto do Alto da Júlio.

“A intenção foi oferecer uma programação diversificada e conectada com a sustentabilidade, um tema do momento. E o projeto exposto pelo Sebrae/PR foi muito interessante, criativo. As peças são detalhadas e bonitas, nem dá para dizer que são feitas com caixas de leite. E casou com o tema do festival, pensando em fazer algo pelo meio ambiente”, elogia Rosangela.

A organização avalia repetir o festival, com uma edição anual e, possivelmente, eventos menores ao longo do ano.

Vem crescer com o Sebrae
O Sebrae/PR é o parceiro certo para micro e pequenas que desejam crescer e estar sempre um passo à frente. Com mais de 45 anos de atuação, a entidade trabalha para fomentar o empreendedorismo, promover a competitividade, a inovação e disseminar conhecimento sobre gestão. Com o Sebrae/PR, as MPEs podem se diferenciar no mercado. Deseja ampliar os negócios ou pretende iniciar um, comece em www.sebraepr.com.br/umpassoafrente

Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa – empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa Regional Sul: Antônio Menegatti – (46) 99912-9002
Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 – www.pr.agenciasebrae.com.br

Compartilhe nas redes sociais