Quase 70 expositores participam da 10ª edição da feira, que ocorre em Jacarezinho até esta sexta  

Quem visita a 10ª edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé 2017), que ocorre até esta sexta-feira (6) no Centro de Eventos de Jacarezinho, encontrará uma variedade de expositores, com produtos que vão de maquinário para a cafeicultura a equipamentos de torra, moagem e empacotamento de café, até informações sobre capacitação e exportação dos grãos. Ao todo, 67 expositores participam do evento, que é realizado pelo Sebrae/PR, Acenpp, Cocenpp e Indicação de Procedência do Norte Pioneiro do Paraná, com o apoio de parceiros. A entrada é gratuita.

O consultor e gestor do projeto de Cafés Especiais do Sebrae/PR em Jacarezinho, Odemir Capello, diz que o evento, que comemora 10 anos, está consolidado no Norte Pioneiro e mostra o tamanho do potencial que a região possui na produção de café. Ele lembra que, ao longo desses anos, a cafeicultura no território acumulou muitas conquistas, entre elas a certificação de Indicação Geográfica (IG) concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). “A feira materializa todo o trabalho desenvolvido no projeto, é um espaço para fazer correções, relacionamentos, para que os produtores tenham acesso a conhecimento e novas tecnologias”, afirma.

O diretor de vendas da Carmomaq, empresa do segmento de equipamentos para torrefação, moagem e empacotamento de café, Pedro Simão, diz que os produtores que visitarem o estande encontrarão diferentes modelos de máquinas para a industrialização dos grãos. “Temos máquinas que torram ciclos de 1,2 quilo até 240 quilos”, conta. Simão cita, por exemplo, que a empresa trouxe para a feira uma máquina grande, automatizada e com conexão de internet, para fazer a torra e experimentos com o café. Também tem um moinho e um torrador de 10 quilos, que faz quatro torras por hora. Quem negociar durante a feira, terá descontos especiais. “Estamos muito otimistas, a feira está muito organizada”, afirma.

Na área externa, os visitantes encontram os expositores de máquinas agrícolas. Um deles é a Palini & Alves, que trouxe para a feira neste ano um modelo de secador estático. Segundo o representante comercial da empresa, Rony Mendes, o equipamento substitui o terreiro nas propriedades. “Hoje, o produtor faz a colheita e estende o café no terreiro, que fica exposto à chuva. Se molhados, os grãos podem sofrer fermentação e perder qualidade”, argumenta. O secador tem capacidade de 4 mil litros, mas é possível começar a secar o café a partir de 1 mil litros. Mendes garante que a máquina é de fácil instalação e manuseio. “O tempo médio de secagem é de cinco dias”, completa.

Pela primeira vez, a multinacional e exportadora de café Olam Coffee participa com um estande na Ficafé. A auxiliar de sustentabilidade da empresa, Ana Carolina Puga Foganholi, conta que os produtores que visitarem o espaço terão acesso a informações sobre o mercado, comercialização direta com a exportadora, sustentabilidade na cafeicultura, além de certificações na propriedade.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR) também montou um estande na Ficafé este ano. O supervisor regional do Senar-PR, Arthur Bergamini, afirma que a entidade é parceira do projeto Cafés Especiais desde o início e responsável por parte das capacitações dos produtores. Este ano, ele diz que o Senar trouxe para a Ficafé oficinas de torras para compradores, torrefadores e visitantes. “O produtor que visitar o nosso estande vai poder nos indicar quais são suas principais demandas, o que precisam em termos de capacitação para atualizarmos o nosso catálogo de cursos”, explica.

O cafeicultor de Ibaiti Amauri Martins Mancebo passou pelo Centro de Eventos de Jacarezinho para acompanhar uma palestra e conferir as novidades no maquinário. Para ele, que trabalha com café há 20 anos, a feira é uma oportunidade de aprender ainda mais sobre a cultura. O jovem Natan Inocencio Costa, que trabalha na propriedade do pai em Tomazina, também passou pela Ficafé no segundo dia do evento.  “Viemos ver os maquinários, secadores de café, descobrir novas tecnologias”, conta.

Ficafé 2017

A Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé) foi criada com o objetivo de ser a vitrine dos cafés especiais produzidos na região. O evento é realizado anualmente em Jacarezinho. Neste ano, a Ficafé ocorre de 4 a 6 de outubro no Centro de Eventos de Jacarezinho. Durante este período, produtores e compradores de café estarão reunidos para rodadas de negócios, e poderão conferir uma exposição de máquinas e equipamentos para a cafeicultura, degustar cafés especiais, participar de workshops, palestras e estreitar relacionamentos com os membros dessa importante cadeia produtiva. A visitação é gratuita. 

A Ficafé 2017 é uma realização do Sebrae/PR, Acenpp, Cocenpp, Indicação de Procedência do Norte Pioneiro do Paraná, com apoio da Prefeitura Municipal de Jacarezinho, Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Governo do Paraná, Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (Seab), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Associação dos Municípios Norte Pioneiro (Amunorpi), UTZ Certified, Instituto Federal do Paraná (IFPR) campus Jacarezinho, nucoffee, Associação dos Engenheiros e Agrônomos do Norte Pioneiro (AEANP), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato Rural, BUNN, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar),  Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Vonder, Syngenta, Emater, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA-PR), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Cocamar. Para conferir a programação completa, acesse www.ficafe.com.br.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, criado na década de 1970, é a instituição que mais entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. No Estado, conta com 6 regionais, 13 escritórios, e chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, consultorias, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas. Soluções com foco em ambiente de negócios, educação empreendedora, empreendedorismo e gestão, empresas de alto potencial e potencialização, liderança e startups.  

Informações para a imprensa:

Savannah Comunicação Corporativa – empresa licitada do Sebrae/PR

Assessoria de Imprensa – Regional Norte: Amanda de Santa – (43) 99917-7751/ (43) 98808-2598

Adriano Oltramari– Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895

Compartilhe nas redes sociais