Feira de negócios terá palestras, painéis, visitas guiadas, degustações comentadas, curso de torra de cafés especiais, além do tradicional concurso Sabores do Norte Pioneiro do Paraná

Café cereja descascado: grãos com mais qualidade e alto valor agregado. Crédito: Divulgação

A 10ª edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé 2017), que será realizada entre os dias 4 e 6 de outubro, no Centro de Eventos de Jacarezinho, conta com uma programação extensa e bastante atrativa, que promete agradar produtores, especialistas e compradores de cafés do Brasil e do exterior.

Os bate-papos, painéis e palestras tratarão sobre temas que vão da gestão feminina na cafeicultura, até produção limpa e mercado de cafés especiais.  Durante os três dias da feira de negócios, os visitantes também poderão participar gratuitamente de degustações comentadas e dos cursos de torra de cafés especiais promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A abertura oficial ocorre às 9 horas no dia 4 de outubro com uma mesa redonda sobre posicionamento estratégico, seguida de homenagem e premiação do produtor destaque em 2017 pela dedicação e resultados alcançados. Participarão da cerimônia representantes da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp) e da Cooperativa dos Produtores de Cafés Certificados e Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Cocenpp), além de parceiros e autoridades.

Durante o primeiro dia, os visitantes poderão conferir as palestras da produtora paulista Daniella Pelosini, sobre o “Modelo de gestão feminina na cafeicultura”; do engenheiro agrônomo da Fundação Procafé, Alysson Vilela Fagundes, que vai falar da “Adubação organomineral na cafeicultura”; e do engenheiro agrônomo da empresa Yara, João Miguel F. Ruas, que tratará da “Nutrição para produção de cafés especiais”.

Nos três dias, Leonardo Sánchez Hernández, proprietário da empresa costa-riquenha Aceres, conduzirá painéis que mostrarão a evolução de projetos-piloto de produção limpa de café cereja descascado na região. Ele possui expertise no tratamento dos resíduos decorrentes do processamento desses grãos. No mesmo período, haverá visitas guiadas por consultores do Programa 100% Qualidade, com o tema cereja descascado.

Os projetos-piloto de tratamento de águas residuais começaram no ano passado e já apresentam bons resultados. Os sistemas, inspirados no modelo costa-riquenho e adaptados à realidade do Norte Pioneiro, demonstram efetividade e custo benefício satisfatórios ao reduzirem o consumo de água no processamento do café. A produção limpa ainda garante uma melhor qualidade dos grãos e alto valor agregado na comercialização.

Na quinta-feira (6), a Ficafé sediará o Concurso Qualidade Paraná, organizado pelo governo estadual. Quem passar pelo Centro de Eventos também poderá acompanhar a palestra do pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Gustavo Sera, sobre “Manejo tecnológico de cultivares para alta produtividade e rentabilidade”. Na Sala de Degustação, serão apresentados e leiloados os lotes finalistas do 5º Concurso Sabores do Norte Pioneiro do Paraná.

O terceiro e último dia de feira começa com uma palestra sobre “Implantação de novas lavouras de café e novas variedades”, ministrada pelo engenheiro agrônomo da Fundação Procafé, José Bras Matiello; logo após, haverá um bate-papo sobre “Mercado de cafés especiais”. Na tarde do dia 6, serão divulgados os ganhadores do 5º Concurso Sabores do Norte Pioneiro do Paraná.

O consultor e gestor do Projeto de Cafés Especiais do Sebrae/PR, Odemir Capello, destaca que, neste ano, o concurso terá a participação de mais de 50 lotes de grãos com pontuação mínima de 84 pontos.  O cereja descascado também estará em pauta novamente na feira, assim como informações sobre a diversificação da produção, com demonstrações dos segmentos da avicultura e fruticultura. “A Ficafé completa 10 anos em 2017 e se consolida como um dos eventos mais importantes do Norte Pioneiro”, aponta.

Ficafé 2017

A Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé) foi criada com o objetivo de ser a vitrine dos cafés especiais produzidos na região. O evento é realizado anualmente em Jacarezinho. Neste ano, a Ficafé ocorre de 4 a 6 de outubro no Centro de Eventos de Jacarezinho. Durante este período, produtores e compradores de café estarão reunidos para rodadas de negócios, e poderão conferir uma exposição de máquinas e equipamentos para a cafeicultura, degustar cafés especiais, participar de workshops, palestras e estreitar relacionamentos com os membros dessa importante cadeia produtiva. A visitação é gratuita. 

A Ficafé 2017 é uma realização do Sebrae/PR, Acenpp, Cocenpp, Indicação de Procedência do Norte Pioneiro do Paraná, com apoio da Prefeitura Municipal de Jacarezinho, Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Governo do Paraná, Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (Seab), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Associação dos Municípios Norte Pioneiro (Amunorpi), UTZ Certified, Instituto Federal do Paraná (IFPR) campus Jacarezinho, nucoffee, Associação dos Engenheiros e Agrônomos do Norte Pioneiro (AEANP), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato Rural, BUNN, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar),  Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Vonder, Syngenta, Emater, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA-PR), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Cocamar. Para conferir a programação completa, acesse www.ficafe.com.br.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, criado na década de 1970, é a instituição que mais entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. No Estado, conta com 6 regionais, 13 escritórios, e chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, consultorias, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas. Soluções com foco em ambiente de negócios, educação empreendedora, empreendedorismo e gestão, empresas de alto potencial e potencialização, liderança e startups.  

Informações para a imprensa:

Savannah Comunicação Corporativa – empresa licitada do Sebrae/PR

Assessoria de Imprensa – Regional Norte: Amanda de Santa – (43) 99917-7751/ (43) 98808-2598

Adriano Oltramari– Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895

Compartilhe nas redes sociais