Publicação apresenta 48 tendências para ampliar a competitividade de pequenos negócios e foi lançado em Curitiba, nesta quinta-feira (23)

A nova edição do Guia de Tendências, compilação do Sebrae/PR com os comportamentos de consumo do mercado para as micro e pequenas empresas, pode ser acessada pelos empreendedores do Estado. O material reúne 48 tópicos, divididos em quatro temas: novos formatos de consumo; estilo de vida e cotidiano; sustentabilidade; e o futuro do trabalho. O material é gratuito e está disponível no site do Sebrae/PR.

A publicação foi lançada com a participação de 280 empreendedores de todo o Paraná, de forma on-line e presencial, na sede da Regional Curitiba do Sebrae/PR. Durante o evento, o público teve a oportunidade de saber mais sobre o Guia em um momento de apresentação e os presentes receberam uma versão impressa.

O Guia de Tendências foi desenvolvido tendo como base relatórios de relevância mundial, como os da Euromonitor International e da TrendHunter. Além disso, também foram levadas em consideração as mudanças de mercado, como aquisições, dados de diferentes setores, entre outros. As informações coletadas e reunidas pela equipe do Sebrae/PR passaram por diferentes filtros e análises para identificar quais tendências serão mais relevantes para os empreendedores.

De acordo com o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, José Gava Neto, o objetivo do material é auxiliar o usuário a vislumbrar os próximos anos da sua empresa e encontrar meios de se destacar.

“A nossa edição do Guia vai ao encontro com a nossa missão de atender e levar conhecimento para os empreendedores, de forma acessível, ágil e útil para os seus negócios. Queremos disponibilizar informações que eles coloquem em prática e promovam o desenvolvimento dos negócios”, explica Gava Neto.

Além das tendências, no final do material, está disponível a ferramenta “Lente do Futuro”. Com base no conteúdo, padrões de mercado, indicações de mudanças e a experiência com o negócio, quem empreende poderá realizar uma análise, por meio de perguntas, para identificar qual direção poderá ser seguida nos próximos anos. A ideia é auxiliar no planejamento da empresa para que possa ter destaque com o uso de tendências especiais para o modelo de negócio.

Um dos pilares de conteúdo envolve o de estilo de vida e o cotidiano. Ele apresenta o conceito de “muito bem-estar”, que leva em consideração o comportamento do consumidor na busca para estar em paz com o próprio corpo, respeitar o ser humano em sua diversidade, procurar alternativas que visem o bem-estar pessoal e coletivo. Segundo o Guia, é preciso estar preparado para “ajudá-los em seu processo de autoconhecimento, amor próprio e nas suas lutas por um mundo onde cada um possa se manifestar e escolher viver como bem entender”.

Esse é o caso da Ócio Lab, empresa curitibana que nasceu em 2020. A empresária responsável pelo negócio, Fernanda Gomes Malage, conta que a ideia surgiu durante a pandemia, em um momento quando novos hábitos e necessidades surgiram.

“Percebendo o momento que vivia, um período de introspecção, decidi colocar o bem-estar em primeiro plano. Voltei meu olhar para os cuidados da casa, autoconhecimento, conforto e aconchego, que são minha maior motivação até hoje. E, assim, surgiu a empresa. Como arquiteta, tenho o objetivo de equilibrar o sentimento de bem-estar e a funcionalidade. É preciso estimular as pessoas a aproveitar um momento específico e isso gera conexão”, explica a empreendedora.

Em seu portfólio de produtos, estão velas aromáticas e de massagens, sabonetes especiais, sais de banho, difusores de aromas para ambientes, óleos essenciais e kits com os produtos. Fernanda conta ainda que a empresa trabalha de forma ecológica e que todos os produtos são produzidos de forma artesanal.

“Nossas velas são de cera vegetal e os frascos de vidro. Quando elaboramos novos produtos, procuramos por insumos de produtores locais. Também realizamos parcerias com artistas da região para colaborar com as estampas de nossas embalagens”, comenta.

Segundo a empreendedora, apenas em 2022 foram aproximadamente quatro mil itens vendidos, com faturamento de R$ 95 mil.

“As tendências são fundamentais para o dia a dia, principalmente no desenvolvimento de uma nova coleção, produto ou serviço de assinatura olfativa. Nesses momentos, penso como posso aplicar seguindo a tendência e se faz sentido dentro do conceito e valores que tenho. Acontece sempre de forma orgânica, tudo que leio e me toca, tem influência no momento criativo”, finaliza Fernanda.

Inovação digital

Desde o início de sua graduação em Psicologia, Angelis Bogdanovicz Martins tinha o desejo de empreender. Foi após a graduação que ela abriu, em 2015, o Instituto ABogdan, em Campo Mourão, noroeste do Paraná, que busca atender ao público empresarial. De acordo com ela, a pandemia impactou o negócio e fez com que perdesse 90% dos clientes de treinamentos e palestras. Foi preciso olhar para as necessidades, oportunidades e propor novas soluções. Hoje, a empresa tem clientes pelo Brasil e atende brasileiros no exterior, com maior volume no noroeste do Paraná e na capital de São Paulo.

“Foi preciso inovar no on-line. Criamos um braço de desenvolvimento com foco no público feminino. Educação emocional para autoconfiança, gestão de múltiplos papéis e poder pessoal, temas trabalhados em quatro semanas de forma on-line”, conta Angelis.

A experiência deu tão certo que a empreendedora atingiu centenas de clientes e até participou do TEDx, renomado programa de conferências. Após a pandemia, são trabalhados com mais ênfase os temas de educação emocional para mulheres, soluções na área de liderança e saúde emocional empresarial.

“Sempre utilizamos o Guia de Tendências do Sebrae como uma referência. A inovação foi o caminho para sobrevivermos e termos esses resultados. Nossa última inovação foi uma plataforma própria de treinamentos, a Ilha da Excelência. Nela, temos cursos, grupos de leitura e mentorias”, comenta Angelis.

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