As inscrições para o Prêmio Educador Transformador estão abertas e vão até o dia 28 de fevereiro. O prêmio é uma iniciativa do Sebrae, Instituto Signifcare e Bett Brasil. Ele tem o objetivo de reconhecer e promover práticas educacionais e inovadoras de transformação desenvolvidas por professores de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www. educadortransformador.com.br.

Para participar, de acordo com a gestora do programa Educação Empreendedora do Sabrae/MT, Kristianny Arruda, o professor precisa ter desenvolvido alguma atividade, no ensino regular, nos anos de 2021, 2022 ou 2023, voltada à inovação e que mobilize os alunos ao conhecimento do empreendedorismo e aplicação deste no dia a dia, impactando na descoberta de problemas e geração de oportunidades, elencando com a transformação de ideias e solução reais da vida.

“A ideia é buscar educadores que estão promovendo essa transformação de entendimento sobre o empreendedorismo. Projetos que mostrem que o empreender está em todas as esferas – e ter esse entendimento, sem dúvida, soma à formação de cada aluno, fortalecendo a base de ensino e o preparando para ir além do mercado de trabalho. É uma iniciativa que visa muito além de um prêmio. Ela revela trabalhos fantásticos e que, com isso, podem ter mais visibilidade”, destaca.

O prêmio abrange vários segmentos da educação. São eles: educação infantil, ensino fundamental (anos iniciais), fundamental (anos finais), ensino médio regular, educação profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e educação superior.

Após essa primeira filtragem, o projeto selecionado passa por uma análise de critérios. No total, são dez pontos de avaliação: qualidade do relato, inovação na educação, relevância do tema, questão global e ação local, alcance e transformação, alinhamento curricular, competências gerais, trabalha ideias e oportunidades, pensa recursos necessários e tomada de ação (mão na massa).

Quanto à classificação, serão 70 finalistas. Os sete primeiros participam da missão técnica nacional, com bolsa integral no curso de MBA em educação empreendedora, e mais cinco bolsas integrais vão para as instituições de cada vencedor. Todos os 70 finalistas receberão um pacote completo de participação no Congresso Bett Educar 2023, incluindo ingresso, passagem aérea, hospedagem, alimentação e traslado para quatro dias, além de certificado e troféu. Todos os inscritos receberão o selo de reconhecimento.

“As premiações são voltadas ao ganho de conhecimento. Preparar o educador para que ele seja um agente do empreendedorismo dentro das salas de aulas, aparelhando os alunos para que estes também sejam agentes e protagonistas no mercado. Isso significa transformar por meio do empreendedorismo social e sustentável”, enfatiza a gestora.

Kristianny orienta os interessados a lerem o regulamento do prêmio, “que está disponível para download no site educadortransformador.”, observa.

Educação empreendedora

Dentro desse panorama, o Sebrae desenvolve o projeto Educação Empreendedora. Em 2022, no estado de Mato Grosso, o projeto atendeu 49 escolas de 14 municípios. Em âmbito estadual, foram 85 escolas. No geral, mais de 1.600 pessoas – entre professores e alunos – participaram do projeto.

“É um projeto de incentivo, que visa a capacitação do educador no que rege o empreendedorismo, tornando o tema parte do conteúdo da grade escolar. A base é ensinar o que é empreender, desmistificando a ideia de que seja somente abrir um negócio, pois não é. Empreender está desde saber gerir seu dinheiro, passando pela base emocional, planejamento de sua carreira e até o que você vai fazer após se aposentar. O tema é amplo e relevante em uma escala educacional, visto que nossa cultura, infelizmente, não nos dá essa base de formação”, finaliza a gestora.

O projeto é desenvolvido desde 2013 em parceria com o estado, prefeituras e também instituições de ensino privadas. Para saber mais, acesse PortalSebrae/educacaoempreendedora/estudantes.

Compartilhe nas redes sociais