Aproximadamente 800 pessoas participaram do 2º Encontro das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do Paraná, realizado nos dias 30 e 31 de agosto, na Fiep, em Curitiba. A programação contou com palestras e oficinas temáticas que resultaram em 350 propostas nas temáticas de acesso a crédito, compras governamentais, inovação e tecnologia, associativismo empresarial, simplificação e desburocratização, além de educação empreendedora.

O resultado foi um documento denominado Carta do Paraná – propostas para a melhoria do ambiente de negócios no Estado, construída pela sociedade empresarial envolvida com comitês gestores municipais da lei geral e comitês territoriais, e está disponível para download na internet (www.fopeme.pr.gov.br/arquivos/File/cartadoparana.pdf).

A Regional Sul do Sebrae/PR foi representada por 108 integrantes dos Comitês de MPEs dos territórios Iguaçu (36), Fronteira (32) e Iguaçu (40), de 17 municípios paranaenses, um de Santa Catarina e dois da Argentina. O gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, participou das atividades em Curitiba e classificou o evento como “altamente produtivo”.

“No encontro, representantes dos comitês territoriais espalhados pelo Paraná debateram temas de grande valor para os pequenos negócios paranaenses. Eles construíram uma pauta de reivindicações com um conjunto de ações para melhoria do ambiente para os pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa”, detalha Cesar Colini.

Iguaçu
Maria Salette Rodrigues de Melo, presidente do Comitê de MPEs do Território Iguaçu, destaca o grande número de pessoas da caravana, com representantes de União da Vitória, São Mateus do Sul, General Carneiro, Bituruna, Paula Freitas e Porto União (SC).

“Tivemos membros do comitê em todas as oficinas temáticas e pudemos participar ativamente das sugestões para a melhoria do ambiente de negócios”, diz Maria Salette, que esteve nas discussões sobre associativismo. A empresária também salienta a oportunidade de trocar experiências com integrantes de comitês gestores da Lei Geral e de MPEs de outras regiões do Estado.

Fronteira
Andréia Elaene Barros, secretária de Indústria, Comércio e Turismo de Planalto e presidente do Comitê de MPEs do município fez parte da caravana do Território Fronteira, que teve ainda integrantes de Capanema, Pérola D’Oeste, Pranchita, Santo Antonio do Sudoeste, Barracão e as cidades argentinas de San Antonio e Bernardo de Irigoyen.

“Foi a soma de esforços para impulsionar as micro e pequenas empresas paranaenses. Há muitas oportunidades, em setores como compras públicas e tecnologia e inovação. Pudemos opinar e construir projetos abrangentes, que possam acontecer em todas as regiões. Brevemente, teremos reflexos nas políticas públicas para as empresas”, prevê Andréia.

Sudoeste
Victor Salmoria, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Chopinzinho e integrante do núcleo de Inovação do Comitê de MPEs, observa que o encontro recebeu líderes, muitos deles com poder de execução nos municípios.

“Uma das propostas é para que a Lei de Inovação seja implantada em todos os municípios do Estado. Também sugerimos a implantação da educação empreendedora em todos os colégios estaduais”, lista.

Salmoria acredita que a vivência junto a outros líderes será importante para “agregar conhecimentos e poder utilizá-los para o benefício do município”.

O encontro foi promovido pelo Sebrae/PR, Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme), Fiep, Fecomércio PR, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná (Fampepar) e Governo do Paraná. O BRDE foi patrocinador do Encontro.

Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, criado na década de 1970, é a instituição que mais entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. No Estado, conta com 6 regionais, 13 escritórios, e chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, consultorias, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas. Soluções com foco em ambiente de negócios, educação empreendedora, empreendedorismo e gestão, alto potencial, potencialização, liderança e startups.

Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa- empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa Regional Sul: Antônio Menegatti – (46) 99912-9002
Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895

Compartilhe nas redes sociais