O Sebrae/PR aproveitou a Campus Weekend e a III Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2017 para aplicar pela primeira vez no Estado o Bootcamp – Empreendedorismo em Ação. Estruturada em quatro módulos, a metodologia é destinada a pessoas que já possuem empresa ou querem tirar uma ideia de negócio do papel. O primeiro módulo, com o tema “Cliente e Mercado” foi realizado neste domingo (15), no Sebrae Space, no Parque de Exposições, e contou com 20 participantes da região e até do Ceará e Tocantins. Nesta segunda-feira (16), o enfoque será “Problema e Solução”.

Mauricio Reck, consultor do Sebrae/PR, explica que a metodologia foi desenvolvida pela equipe do Sebrae/MG para o segmento de startups.

“É moderna e contempla as principais dúvidas e os conteúdos realmente importantes para quem tem um negócio ou pretende montar um”, explica Mauricio, ressaltando que até o projeto gráfico e a linguagem são atuais.

Os dois primeiros módulos estão a cargo de Nickolas Kretzmann, consultor do Sebrae/PR. Para o consultor, as mudanças cada vez mais velozes no mundo empresarial demandam conteúdos mais qualificados e atuais.

“Os empreendedores precisam se preparar para os desafios do mercado. Não há mais espaço para amadorismo”, comenta. Nickolas acrescenta que 65% do conteúdo é prático e relacionado a uma nova maneira de pensar.

“São atividades que contemplam entregas e situações reais que os participantes poderão aplicar nos próprios negócios”, adianta o consultor.

Na rua
Cerca de 90% do grupo do primeiro módulo foi composto por pessoas que querem tirar uma ideia do papel. Uma das orientações é validar a ideia antes de trabalhar no produto ou serviço. Em parte das atividades, os participantes foram entrevistar os visitantes no Parque de Exposições.

Douglas Feitosa saiu de Juazeiro do Norte (CE) para participar do primeiro módulo do Bootcamp. Executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação do município cearense, Feitosa diz buscar o conhecimento que o Sebrae/PR disponibiliza na área da inovação.

“A ideia é verificar o que há de novo e a possibilidade de aplicar lá”, revela. O cearense fez elogios à metodologia aplicada. “É muito inteligente. Recebemos os conteúdos e já temos que implementá-los, o que é muito bom, pois as dúvidas que surgem são esclarecidas imediatamente”.

Sueli Carlota, analista de Recursos Humanos de Pato Branco, também aprovou o Bootcamp. “A metodologia proporciona a troca de experiências e o networking entre os participantes. Conseguimos nos colocar no lugar dos clientes e pontuar as possibilidades de erros. O Sebrae/PR tem a fama de inovador e inovou mais uma vez”, parabenizou Sueli.

Bootcamp no Sebrae Space
Dia 16/10 – 14h às 17h
Problema e Solução – Introduz o conceito de “job to be done” para mapear oportunidades do mercado e ensina como validar problemas com clientes reais para atuar na busca de soluções.

Dia 17/10 – 14h às 17h
Prototipagem e MVP – Apresenta as diversas formas de construir experimentos para produtos e serviço e o conceito de MVP (Mínimo Produto Viável) como estratégia para materializar ideias e obter feedback do cliente.

Dia 18/10 – 14h às 17h
Canais, Vendas e Modelos Financeiros – Aborda ferramentas para selecionar e priorizar os principais canais de distribuição e comunicação (físicos e digitais), estratégias de vendas e como mapear a estrutura de custos e fluxo de receitas do negócio.

Realização
A Inventum 2017 e a Campus Weekend Pato Branco são promovidas pelo Município de Pato Branco e pelo Instituto Campus Party, com apoio ou patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado, Telebras, Renault Brasil, Itaipu, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Faculdade de Pato Branco (FADEP), Faculdade Mater Dei, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Núcleo Regional de Educação, Sesi, Senac, Sebrae/PR, FIEP, Sindimetal, NTI, CBS, Grupo Operação Especiais na Selva – Goes, Genkos, Geastro, Rotaract, Sudovalley, Vale Digital, Iapar, Sindicomércio, ACEPB, Irdes, Idetep, Proem, Pato Branco Tecnópole e Parque Tecnológico Binacional.

SEBRAE/PR 45 ANOS
O Sebrae/PR comemora este ano quatro décadas e meia de atuação em defesa dos pequenos negócios. As micro e pequenas empresas representam 98,5% do total de empreendedores no Brasil, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram a maioria empregos no país. No Paraná as micro e pequenas empresas correspondem a 97% das empresas do Estado e geram 90% dos empregos formais, neste momento. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito, educação empreendedora e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae/PR com os micro e pequenos negócios.

Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa- empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa Regional Sul: Antônio Menegatti – (46) 99912-9002
Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895

Compartilhe nas redes sociais