O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), responsável por regular e fiscalizar as atividades profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências, trabalha pela proteção da sociedade, bem como pela valorização profissional. Essa é a maneira formal de explicar o que fazemos. “Trocando em miúdos”, trabalhamos incessantemente para impactar e elevar a qualidade de vida das pessoas. E fazemos isso através de um processo consolidado com mais de uma década: nossa Governança Cooperativa. Esse sistema de fazer gestão colaborativa reúne públicos diversos, com olhares complementares, que juntos constroem as inovações e melhorias do Crea-PR para toda população.

Uma das premissas da atual gestão do Conselho é dialogar com diversos setores que formam o próprio Sistema Profissional – como os inspetores e conselheiros, as entidades de classe, as instituições de ensino, as empresas, os profissionais, juntamente com a sociedade. O envolvimento de todos é essencial para uma gestão democrática e um planejamento participativo.

Sabemos também que o desejável desenvolvimento das cidades exige participação dos profissionais habilitados no Conselho. Assim também trabalhamos incansavelmente com a intenção de valorizar e fortalecer a autoridade técnica das Engenharias, Agronomia e Geociências. Por exemplo, o Crea-PR assegura que os profissionais registrados conheçam os aspectos técnicos e éticos inerentes às suas funções, de forma que os serviços sejam prestados em alto nível, de acordo com as normas técnicas, visando entregar o melhor para a sociedade contratante. Afinal, em todo lugar onde existe infraestrutura ou outras expertises tecnológicas, deve haver um profissional das áreas contempladas pelo Conselho atuando.

O projeto e execução de uma obra comandados por um engenheiro que conheça as técnicas adequadas e que atue com ética, certamente seguirá normas e parâmetros técnicos pautados em qualidade e segurança. O Crea-PR conta com uma rede de agentes de fiscalização responsáveis por averiguar atividades profissionais constatando que haja a efetiva participação de profissionais habilitados responsáveis por projetos e execuções diversas, evitando, desta forma, a prestação de serviços ineficientes ou potencialmente prejudiciais para a sociedade.

Mostra disso, são as ações realizadas todos os anos em festas sazonais como o Natal, nos municípios do estado que proporcionam esse tipo de turismo para a população. As fiscalizações objetivam garantir que um profissional capacitado e habilitado foi responsável pelos projetos estruturais, elétricos, entre outros. São eventos que recebem milhares de pessoas e que precisam seguir normas técnicas e boas práticas para evitar riscos à população.

Entre outras atribuições do Conselho que impactam positivamente a sociedade, está o desenvolvimento de programas e de ações para fomentar a profissão, como a disponibilização de plataformas de cursos, capacitações, atualizações e apoio. Entendemos, assim, que a formação continuada proporciona ainda mais valor percebido nos serviços prestados.

Mas, a aproximação com a sociedade ocorre também por meio de avaliações, propostas, contrapropostas, envolvimento com lideranças de esferas distintas, a fim de discutir políticas públicas que possam tornar as cidades lugares melhores para se viver. Por isso, contamos com um número expressivo de representantes oficiais do Crea-PR em todo o estado. Estes representantes atuam em conselhos, comitês, comissões e grupos de estudo instalados nos municípios e também em outros níveis: regional, estadual e federal. Desta forma, nosso efeito de “capilaridade” tem alcance territorial e, também, temático, influenciando em inúmeros debates que a boa técnica profissional modifica positivamente.

O Crea-PR desenvolve também, há mais de duas décadas, o programa “Agenda Parlamentar”, que tem como objetivo contribuir com a melhoria das gestões públicas, implementando debates em âmbito municipal, regional, estadual e até nacional, sobre assuntos das áreas tecnológicas para a inclusão em planos de governo. Entre os resultados deste trabalho, estão contribuições que fizemos em relação ao novo modelo das concessões de rodovias do Estado, Internet 5G, saneamento básico em geral, agricultura familiar e a criação da Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências para a Infraestrutura e o Desenvolvimento Sustentável na Assembleia Legislativa do Paraná, em 2022.

Esse amplo relacionamento do Conselho com a sociedade potencializa o desenvolvimento das cidades e reforça a imprescindível presença de profissionais vinculados ao Crea-PR em projetos diversos.

A fiscalização é nossa atividade fim, mas com absoluta certeza ela ocorre conjuntamente a várias outras iniciativas de integração verdadeira do Conselho com a sociedade, para fazer valer o bom e velho jargão: “juntos fazemos mais e melhor!”. Sentimo-nos contribuindo e sendo protagonistas da melhoria da qualidade de vida da população em geral, pois percebemos evolução constante na prestação de serviços dos profissionais vinculados ao Crea-PR, o que reflete em maior segurança para a população, além de promover o desenvolvimento de profissões tão essenciais para um futuro sustentável!

Compartilhe nas redes sociais