Programa desenvolvido pelo Sebrae e Serasa Experian apoia 128 empresas em cinco capitais brasileiras

Para auxiliar micro e pequenos negócios com desafios como inadimplência e permanência no mercado, Sebrae e Serasa Experian lançaram o Programa Impulsiona. Com duração de até 24 meses, a parceria oferece consultorias para pequenos negócios de Curitiba e Região Metropolitana, com o objetivo de prestar apoio para garantir um crescimento sustentável.

Ao todo, o Impulsiona identificou 28 empreendimentos paranaenses e 25 em outras quatro capitais do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife. Ter passado por algum desafio nos últimos anos é algo em comum entre todas elas, uma vez que o Programa visa promover a recuperação e expansão ao máximo para que os empreendimentos cresçam de forma estruturada. Com investimento de cerca de R$ 1,5 milhão, são oferecidas mais de cem horas entre consultorias, treinamentos, eventos de formação de networking e mentorias.

O Programa teve como área de atuação empresas localizadas em Curitiba e Região Metropolitana com a realização de um diagnóstico para identificar os pontos de destaque e os de melhoria das participantes. Com base nessas informações, foi elaborado um cronograma de ações em diferentes áreas das empresas, com foco no desempenho: liderança, finanças, marketing, expansão de mercado, e gestão de pessoas.

“Os conteúdos previstos no Impulsiona terão nas principais áreas do negócio, seja com o esclarecimento de assuntos para o empresário, a definição do seu propósito e ainda apresentar um caminho apropriado para atingir os resultados almejados”, pontua o coordenador estadual de mercado de varejo do Sebrae/PR, Lucas Hahn.

Visão de mercado

Localizada na capital paranaense, a Task TI é uma das participantes do programa. A empresa foi fundada em 2014 por Fabio Prando Bortolotto com o propósito de se tornar um hub de soluções, que busca a melhor relação de custo e benefício entre a necessidade do cliente e os serviços presentes no mercado.

Com o passar dos anos, o negócio cresceu e hoje a Task TI conta com 30 funcionários e clientes espalhados por todo o Brasil. O empreendedor explica que o motivo de sua participação no Programa foi o de buscar mais conhecimento e ter uma visão ampla do mercado.

“O crescimento vem ao lado de uma carga gerencial maior do que antigamente e detectamos que isso nos impedia de crescer. A nossa expertise sempre foi técnica e, com o Programa Impulsiona, estamos com uma nova visão. Identificamos falhas que estão em nossa forma de gerir e não na atuação das pessoas”, explica Bortolotto.

Atualmente, a empresa está na fase de liderança. Esse momento visa auxiliar aos sócios a entender os seus papéis, diagnosticar o caminho ideal para enfrentar as atividades diárias, desenvolver um planejamento aliado aos ideais da empresa e entender os perfis de profissionais necessários para determinadas ações.

“Desde o início, acreditava que o programa seria algo benéfico, mas, hoje, vejo que vai além. As lições que estamos vivendo farão parte do DNA da Task TI. Agora, está sendo possível ter um posicionamento assertivo no processo de liderança e isso auxilia a empresa como um todo, principalmente na liderança e na maturidade”, completa o empresário.

O Programa Impulsiona teve início no Paraná, no segundo semestre de 2022, e a expectativa é de que seja concluído até dezembro de 2023.

“O avanço da pandemia incentivou a criação de novos negócios no País, mas também impactou negativamente a atuação do segmento. O compromisso da Serasa Experian junto do Sebrae é promover o crescimento sustentável das MPE, facilitar o acesso a ferramentas digitais e a conteúdos que possam enriquecer a atuação das empresas, para que elas possam conquistar novos clientes, aumentar as vendas, ter um fluxo de caixa saudável para investir no negócio e continuar crescendo”, afirma o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero.

Perfil das paranaenses

Das empresas do Paraná, 56% são microempresas, 30% microempreendedores individuais (MEI) e 15% empresas de pequeno porte (EPP). Cerca de 63% delas têm até cinco anos de existência e 67% atuam no setor de Serviços, 22% no Comércio e 11% na Indústria.

Essa não foi a primeira vez que a Serasa Experian e o Sebrae se uniram para fomentar o desenvolvimento de negócios desse porte. Há um ano e meio, eles lançaram a Aprenda, plataforma de conteúdo gratuito que ajudou mais de 2,4 milhões de empreendimentos brasileiros.

Compartilhe nas redes sociais