Mais de 50% dos postos de trabalho foram criados nas cidades de João Pessoa e Campina Grande 

O saldo de empregos gerados pelos pequenos negócios da Paraíba soma o total de 21.547 postos de trabalho, segundo levantamento feito pelo Sebrae/PB, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério da Economia. O indicador positivo corresponde aos meses de janeiro a novembro de 2022, mesmo período que também foi observada a criação de 2.913 oportunidades nas médias e pequenas empresas. Na administração pública, o resultado registrado é de 814 vagas, enquanto as contratações por Cadastro de Pessoa Física (CPF) totalizaram 96.

Conforme o levantamento, o setor de serviços foi o que mais acumulou empregos ao longo deste período, com o destaque para 9.456 oportunidades, seguido da construção (4.705), comércio (4.651), indústria e transformação (2.235), agropecuária (250), serviços industriais de utilidade pública (194) e extrativa mineral (56).

De acordo com a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, o saldo positivo de empregos criados a partir da atuação dos pequenos negócios é um indicador importante para economia do estado. “Mais do que importante, é um número que representa fôlego novo que é injetado na economia. A empregabilidade é um importante termômetro, dentre muitos que observamos, para monitorar a saúde dos negócios no estado. E nesse mostrador vemos que o empresário está confiante, segue se recuperando e que pode contratar ainda mais”, comentou.

Com relação as cidades que acumulam o maior estoque de empregos, João Pessoa lidera a estatística do Caged com 9.658 vagas e Campina Grande soma 3.459 postos. Juntas, as duas cidades concentram mais de 50% das vagas criadas pelos pequenos negócios do estado, enquanto Cabedelo (942), Patos (632) e Sousa (449) apareceram no ranking fechando os cinco municípios com mais geração de postos de trabalho.

Mês de novembro – Observando apenas os dados do mês de novembro, último período contabilizado pelo Caged, o levantamento do Sebrae/PB revela que os pequenos negócios registraram 2.318 novas oportunidades. Foram 12.177 demissões e 14.721 admissões. As médias e pequenas empresas criaram 305 postos e a administração pública (-69), assim como as contratações por CPF (-10) apresentaram números negativos.

Já com referência aos setores, o comércio apresentou em novembro 1.320 contratações, enquanto serviços fechou o período com 837 vagas criadas, seguido da indústria e transformação (163), construção (19), extrativa mineral (9). Agropecuária fechou o mês com saldo negativo de (-21) e mesmo aconteceu com serviços industriais de utilidade pública (-9).

Compartilhe nas redes sociais