Com regras e benefícios variados, empreendedor deve avaliar propostas e necessidades da empresa antes de escolher uma instituição financeira  

 

Cada vez mais populares entre os clientes registrados como pessoas físicas, os bancos digitais também estão conquistando espaços relevantes no meio empresarial, especialmente no universo das micro e pequenas empresas. É o que indicam os dados da pesquisa “Financiamento dos Pequenos Negócios no Brasil”, realizada pelo Sebrae, e que na Paraíba contou com a participação de 225 entrevistados. De acordo com os números, 85% deles afirmaram que conhecem ou já ouviram falar nessa modalidade de serviço bancário.

Ainda conforme a pesquisa, realizada com microempreendedores individuais (MEI), donos de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), 65% dos empreendedores entrevistados na Paraíba também revelaram que já possuem conta em algum banco digital, seguidos por 35% que disseram não utilizar esse tipo de serviço. Esses números, segundo a analista técnica do Sebrae/PB, Márcia Timótheo, apontam para a rápida adesão do público às diversas inovações que estão surgindo no universo financeiro nos últimos anos.

“As inovações bancárias vêm crescendo significativamente nos últimos anos e o mercado financeiro adotou essas grandes mudanças do meio digital. Uma delas, os bancos digitais entraram fortemente na concorrência para conquistar os clientes empresariais com opções de contas com taxas reduzidas e até inexistentes, desde a abertura até a manutenção e execução de serviços”, explicou Márcia Timótheo, ao ressaltar que, antes de optar por uma conta ou serviço bancário, é necessário comparar as propostas e analisá-las de acordo com as necessidades da empresa.

Para auxiliar o empreendedor a melhor avaliar as opções existentes no mercado, a analista do Sebrae/PB também destacou algumas dicas que podem contribuir com a tomada de decisão. “Dos bancos tradicionais aos digitais, os pacotes de benefícios variam bastante e escolher o melhor banco é um desafio. Por isso, uma dica valiosa é pesquisar muito sobre os bancos e comparar todos os seus benefícios e desvantagens. É importante, também, verificar fatores como segurança de dados e plataforma de suporte em caso de problemas, além de entrar em contato com o atendimento online de cada plataforma para tirar todas as dúvidas”, orientou a analista.

Outra dica importante, conforme Márcia Timótheo, é pesquisar a opinião de quem já é cliente de determinada empresa ou serviço. “Outra ação importante é averiguar sites de reclamações para verificar os principais relatos de problemas de clientes, se eles foram resolvidos e a taxa de resposta da empresa. Por isso, não escolha a primeira opção que aparecer. Prepare-se, busque as melhores ofertas e negocie”, acrescentou a analista, ao lembrar que a organização financeira é item fundamental para a longevidade de um negócio.

Compartilhe nas redes sociais