Competências empreendedoras aliadas ao desenvolvimento sustentável são pilares do projeto; inscrições seguem até 28 de fevereiro

 

Professores paranaenses de instituições de ensino, públicas ou privadas, podem participar do Prêmio Educador Transformador. A premiação tem o intuito de celebrar projetos de educação ligados ao empreendedorismo. As inscrições estão abertas até 28 de fevereiro e disponíveis no site: educadortransformador.com.br.

O Prêmio Educador Transformador é voltado para professores que desenvolveram ou estão desenvolvendo projetos educacionais no período entre 2021 e 2023. Ao todo, serão contempladas sete categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais, Ensino Médio Regular, Educação Profissional, Educação Superior e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O reconhecimento é resultado da união do Prêmio Educação Empreendedora do Sebrae e o Prêmio Professor Transformador da Bett Brasil e Instituto Significare. Para a coordenadora de Educação Empreendedora do Sebrae/PR, Sonia Shimoyama, é necessário enaltecer e celebrar iniciativas desenvolvidas no âmbito escolar e que têm o potencial de trazer impactos sociais para a comunidade.

“É importante para o educador perceber a relevância da sua atuação, do seu impacto na sociedade e no seu papel de estimular a criatividade na trajetória dos alunos. Iniciativas de reconhecimento como o Prêmio são fundamentais para dar visibilidade e reforçar a dimensão de importância do trabalho realizado”, comenta Sonia.

Os selecionados devem ser conhecidos em 24 de abril e a cerimônia de premiação será realizada em São Paulo, durante o evento Bett Brasil, entre os dias 9 e 12 de maio. Ao todo, serão selecionados 70 projetos para participar do evento Bett Brasil 2023, com o pacote completo, que inclui ingresso, passagem área, hospedagem, voucher alimentação, translado e certificado. Além disso, os professores pré-selecionados serão reconhecidos com selo e certificado, que podem ser adicionados ao currículo Lattes.

Cada categoria terá um vencedor, que receberá troféu, certificado e terá direito a participar de missão técnica nacional (a definir), e a uma bolsa integral no curso MBA em Educação Empreendedora (360 horas). Além disso, serão disponibilizadas cinco bolsas integrais para cada uma das instituições com projetos vencedores.

Destaques paranaenses

Em 2022, o Paraná teve destaque em âmbito nacional no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. Realizado na Escola Municipal do Campo Nicolau Morais de Castro, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, o projeto ‘Lixo é responsabilidade, sustentabilidade e renda’ foi comandado pela professora Regiane Freitas Pereira de Meira e recebeu o troféu Ouro na categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais por ter reciclado cerca de 500 quilos de resíduos.

Além disso, o ‘Projeto Kucaracha’ levou o troféu Bronze na Educação Profissional. Realizada no Instituto Federal do Paraná (IFPR), no campus de Jacarezinho, no norte do Paraná, a ideia da professora Fabíola Dorneles Inácio trabalhou a antropoentomofagia como alternativa proteica na alimentação humana. Antropoentomofagia é o consumo de insetos ou de produtos derivados deles pelo ser humano.12

Compartilhe nas redes sociais