Ação está relacionada com projeto selecionado em edital do Ministério da Educação e que utiliza o bambu como matéria-prima

Na última semana, o Sebrae/PR e o campus de Colombo do Instituto Federal do Paraná (IFPR) realizaram o primeiro ciclo de palestras e oficinas do Projeto Orvalho, que tem como objetivo analisar os diferentes métodos utilizados para a captação de água de orvalho e colaborar com a sustentabilidade hídrica de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.

O Projeto Orvalho foi um dos selecionados em um edital da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Sebrae, que vai apoiar iniciativas de promoção ao empreendedorismo inovador, com foco na Economia 4.0.

De 18 a 20 de abril, estudantes participaram da oficina que utiliza bambu para a confecção de protótipos para a captação da água do orvalho. De acordo com o professor Eduardo Klock, um dos responsáveis pelo projeto, após os testes com o protótipo e validado esse modelo, o resultado será uma tecnologia de baixo custo capaz de resolver o problema da falta de água em lugares no mundo onde há escassez hídrica e baixa pluviosidade, mas que contam com madrugadas úmidas.

“O projeto tem como objetivo analisar os distintos métodos utilizados para a captação de água de orvalho. Diante disso, busca-se desenvolver protótipos para a captação da água da atmosfera na cidade de Colombo, com foco em sustentabilidade hídrica”, explica o professor.

Na parceria, o Sebrae/PR é responsável pela mentoria do Projeto Orvalho, trabalhando para que a iniciativa passe para a próxima fase no edital do MEC. Caso o projeto avance, ele pode receber R$ 160 mil em aporte financeiro do Governo Federal.

“Apoiar a inovação, gerar conhecimento, trabalhar a cultura empreendedora e a sustentabilidade, abrem oportunidades e podem impactar o ambiente de negócios”, comenta Vilson Poltronieri Júnior, consultor do Sebrae/PR.

O consultor reforça que o campus de Colombo do IFPR é o principal ativo de inovação do município, com o qual o Sebrae/PR realiza diversos trabalhos em favor do desenvolvimento tecnológico, como o fomento à pesquisa e à inovação para o ecossistema do município. Em 2022, por exemplo, o IFPR – Campus Colombo participou do programa de Habitats de Inovação do Sebrae e realizou o projeto Sprint Garage. Atualmente, tem recebido consultoria para a implantação da primeira incubadora do município, que será instalada no campus do Instituto.

Bambu
A oficina contou com a participação de Kelly Exterkotter, especialista em estruturas de bambu, e proprietária da Mambu Arquitetura, que explicou as vantagens na utilização da planta neste projeto.

“O bambu é um material natural, que temos em abundância por aqui. É um material leve, muito resistente, que desde o plantio até a colheita traz benefícios para o meio ambiente”, observa Kelly.

Apoio
De acordo com o coordenador de Pesquisa e Extensão do Campus do IFPR de Colombo, Eduardo Likio Takao, há a expectativa de provar a viabilidade do negócio.

“Após os testes com o protótipo, e validado esse modelo, o resultado deste projeto será uma tecnologia de baixo custo capaz de resolver o problema da falta de água em lugares no mundo onde há escassez hídrica e baixa pluviosidade. Através deste projeto, podemos condensar o orvalho em água, solucionando diversos problemas”, pontua o coordenador.

Compartilhe nas redes sociais