Gamificação ajudou a aprimorar e a dinamizar atividades

As atividades profissionais relacionadas às Engenharias, Agronomia e Geociências cresceram 5,8% na Regional Maringá em 2022, quando comparadas a 2021. O balizador desta constatação é o aumento do número de Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) registradas na Regional, que saltou de 96.950, em 2021, para 102.558, em 2022. O documento – ART – define, em termos legais, os responsáveis técnicos pelo desenvolvimento de atividades inerentes aos profissionais abrangidos pelo Sistema Confea/Crea.

“O ano foi marcado por resultados expressivos em várias frentes, tivemos aumento de profissionais registrados, de membros do CreaJr-PR, de Conselheiros e de outras representações oficiais no âmbito da Regional. Houve também resultados positivos de fiscalizações, dadas as adequações que ajudaram a modernizar e a aprofundar o relacionamento com profissionais, usuários e clientes”, comenta o gerente da Regional Maringá do Crea-PR, engenheiro civil Hélio Xavier Filho.

Gamificação

Um exemplo dessas modernizações foi a realização de palestras e reuniões por meio da gamificação. Segundo Xavier, com a utilização de jogos, a aprendizagem sobre o Sistema Confea/CREAs/Mutua e assuntos complexos foram facilitados e tratados de forma mais intuitiva, e o público participou ativamente de debates. Um aplicativo permitiu a interação ao vivo com o público presente nas atividades e agregou dinamismo inédito às experiências.

O recurso da gamificação também esteve presente na comunicação e aprendizagem sobre Fiscalização e Ética Profissional. Três jogos de cartas e de tabuleiro foram criados em parceria com a Associação dos Profissionais Geógrafos do Estado do Paraná (Aprogeo-PR), voltados ao público de acadêmicos e jovens profissionais, propondo avanços na aprendizagem sobre o Sistema Confea/CREAs/Mutua. A iniciativa objetivou o envolvimento de funcionários na reflexão de problemas e no desenvolvimento de soluções em uso pela equipe de fiscais; colaboração entre profissionais, trabalhando para desenvolver ideias de serviços.

CredCREA

Outra realização de 2022 que ajudou a aprofundar o relacionamento com profissionais e clientes do Conselho, foi a parceria com a CredCREA (cooperativa de crédito exclusiva a profissionais e empresas vinculados ao Conselho), que possibilitou a disponibilização de um posto de relacionamento na sede da Regional Maringá do Crea-PR.

A parceria proporcionou, ainda, a instalação de um estúdio moderno e totalmente equipado para lives e podcasts na sede da regional Maringá, que pode ser utilizado por profissionais e empresas registrados no Sistema, além de estudantes vinculados ao programa Creajr-PR. “O espaço já foi usado diversas vezes no ano que passou e esperamos que agora, em 2023, tenhamos ainda mais procura por parte de profissionais e estudantes”, espera o gerente da Regional, Hélio Xavier Filho

Compartilhe nas redes sociais