Café ACEFB Tech está programado para os dias 28 e 29 de março, em Francisco Beltrão, com participação do gerente da ABCP

As alternativas sustentáveis para pavimentações de vias urbanas e estradas serão tema da próxima edição do Café ACEFB Tech. Serão dois dias de programação, com palestras e apresentações de casos de sucesso. Estão confirmadas as presenças do engenheiro civil Alex Maschio, gerente da Regional Sul da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), e do engenheiro civil Rafael Moretto, também de Pato Branco, especializado em infraestrutura de transportes e conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). A participação é gratuita e as inscrições podem ser efetivadas pelo link.

O evento é promovido pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Sudoeste do Paraná (Sudenge) e pela Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB). O Crea-PR apoia a iniciativa, como parte do programa Agenda Parlamentar, que visa contribuir com os gestores públicos, diagnosticando situações e propondo soluções na implantação de políticas públicas, por profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências.

O engenheiro agrônomo Clodomir Ascari, de Pato Branco, diretor do Crea-PR, explica que debates como o que acontecerá em Francisco Beltrão estão sendo realizados em outras regiões do Estado e que a intenção é reunir uma série de contribuições a serem apresentadas, em junho, aos integrantes da Frente Parlamentar da Engenharia, Agronomia, Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Paraná, na Assembleia Legislativa (Alep).

“Esta é uma das muitas contribuições que o Crea pode dar à sociedade, em parceria com os entes públicos. Apresentar alternativas aos gestores, como é o caso da pavimentação sustentável de vias urbanas e estradas. É interessante por vários aspectos, como tempo de utilização, custos reduzidos e correta do ponto de vista ambiental. Queremos levar essa e outras contribuições dos nossos profissionais à Frente Parlamentar, com o objetivo de construir políticas públicas que sejam benéficas a todos os paranaenses”, explica Clodomir.

O engenheiro Rafael Moretto tem acompanhado muitos debates relacionados à pavimentação, como representante do Crea-PR. Para ele, pavimentos sustentáveis promovem otimização do dinheiro público, sem prejuízo à população.

“A pavimentação sustentável, com concreto, tem sido aplicada em rodovias, com sucesso. Também é uma alternativa interessante para vias urbanas e estradas rurais, ou seja, aplicação direta nos municípios. É um tema que deve ser observado com atenção pelos gestores municipais.”

Moretto cita a experiência em Vitorino e projetos lançados na vizinha São Lourenço do Oeste, em Santa Catarina. “O custo de manutenção é menor do que em relação ao pavimento asfáltico, a durabilidade é maior e os valores para implantação vêm caindo em relação ao pavimento comumente utilizado”, completa o engenheiro.

Cronograma do Café ACEFB Tech

28/03/2023
7h45: Abertura oficial do evento.
8h: Palestra – Pavimentação rígida em concreto.
9h30: Apresentação de casos de sucesso.
10h: Espaço destinado a perguntas.
10h30: Período para atendimento à imprensa.
10h45: Exposição do Crea-PR;
11h30: Encerramento das atividades do primeiro dia.

29/03/2023
7h45: Abertura do evento.
8h: Palestra – Estabilizador de solo em substituição ao cascalho.
9h30: Apresentação de casos de sucesso.
10h: Espaço destinado a perguntas.
10h30: Período para atendimento à imprensa.
10h45: Exposição do Crea-PR;
11h30: Encerramento das atividades do primeiro dia.

Compartilhe nas redes sociais