Não só de boas estratégias e de um supertime de comunicação vive uma assessoria de imprensa bem-sucedida. Seja para alcançar bons resultados na conquista de mídia espontânea, ou para neutralizar/minimizar os impactos à imagem do cliente em momentos de crise, é fundamental ter porta-vozes preparados, disponíveis, com discurso alinhado e que sabiam se relacionar com os jornalistas.

Voltado aos profissionais que falam em nome da empresa ou marca, o media training é um treinamento que pode (e deve) ser personalizado, de acordo com as especificidades de cada cliente. O conteúdo, em geral, aborda pontos como a rotina das redações, o caminho que uma notícia percorre desde a pauta até a veiculação, a maneira ideal de se relacionar com jornalistas e as mensagens-chave da marca ou produto, além de dicas de dress code e de como se portar em entrevistas de rádio, TV ou mídias escritas.

Já a estrutura do curso pode ir das tradicionais palestras, com uma simulação de entrevista e feedback no fim, até formatos mais inusitados, dependendo do problema de comunicação apresentado pelo cliente. Por isso, é importante um bom diagnóstico, para a montagem de um treinamento preciso e proveitoso a todos.

Apostar em multidisciplinaridade, como ter um bom fonoaudiólogo que traga dicas e exercícios para a dicção, e investir em treinadores que tenham experiência na grande mídia também são componentes que fazem a diferença.

Em um dos nossos media training mais recentes, o cliente manifestou a necessidade de que os gestores tivessem noções de fotografia e filmagem por meio de smartphones, para registrar resultados de projetos e eventos em que a assessoria de imprensa não pudesse estar presente. Montamos, então, um treinamento com os conteúdos tradicionais de media training, mesclados a uma oficina de imagem e edição para celular. Na hora da simulação de entrevistas, os participantes puderam explorar as dicas na prática, sendo, além de porta-vozes, cinegrafistas, repórteres e editores de vídeo por um dia. O feedback foi superpositivo

 

Bruna Komarchesqui, 

Coordenadora Geral de Assessoria de Imprensa e Conteúdo Jornalístico.

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