Programa vai selecionar as 10 startups mais promissoras da região Oeste e oferecer soluções para acelerar o seu crescimento

Voltado ao desenvolvimento de estratégias com atendimento individual e personalizado, além de encontros coletivos, o Sebrae/PR lança, no dia 9 de fevereiro, em Cascavel, durante o Show Rural Coopavel, o processo seletivo da edição 2023 do programa Top 10 Startups – Regional Oeste. O objetivo é selecionar as empresas mais promissoras do mercado e promover ações de aceleração e crescimento através de estratégias com atendimento individual e personalizado, além de atividades coletivas.

As inscrições para o processo seletivo acontecem até o final de fevereiro. As startups selecionadas deverão ser conhecidas na primeira quinzena de março. Além da seleção das novas empresas, o evento marca também o sexto encontro do Top 10 do grupo de 2022.

Coordenador do projeto no Oeste paranaense, o consultor do Sebrae/PR, Marcos Vinício Ambrósio, explica que, após a inscrição, as empresas passarão por um processo de avaliação, que será formado por uma banca examinadora e composta por consultores do Sebrae/PR.

“Para serem selecionadas, as empresas serão avaliadas a partir de diversos critérios como: desafio operacional claro, projeção de crescimento, equipe mínima, disponibilidade do empresário em participar das reuniões, entre outros critérios”, comenta Marcos.

Se aprovadas, as startups terão a oportunidade de participar de diversas ações promovidas pelo Sebrae/PR durante o período de um ano, em que terão acesso a consultorias individuais e especializadas.

“As empresas terão uma imersão no ecossistema de inovação, além do acesso a diagnósticos de maturidade onde serão definidos indicadores que nortearão as ações e medirão seus resultados com foco no crescimento. Teremos ainda encontros coletivos com temáticas que favoreçam o grupo, mas também momentos que serão exclusivos com cada uma”, detalha.

Benefícios

O consultor conta ainda que as empresas classificadas terão a possibilidade de contratar consultorias especializadas com a ajuda do Sebrae/PR, que poderá subsidiar até 70% do valor do serviço contratado, além de outros benefícios, pelo Programa Sebraetec.

“Elas terão a oportunidade da conexão com clientes estratégicos, com a rede de investidores parceiros do Sebrae, mentorias, assessoria de imprensa, participação em missões técnicas e acesso a programas exclusivos”, afirma Marcos.

Apresentações de resultados

Durante o lançamento, também serão compartilhados resultados de empresas que, desde 2022, participam do Top 10 Startups – Regional Oeste.

Ailton Rodrigues, da Aquabit, que desenvolve ferramenta de gestão para produtores de peixes e camarões, destaca que a participação no programa teve reflexos no resultado da empresa.

“O Top 10 nos fez conhecer mais sobre o ecossistema de inovação no oeste do Paraná e o acompanhamento de uma consultora nos ajudou a tomar decisões importantes. Só no segundo semestre de 2022, a empresa cresceu 97% em relação ao mesmo período de 2021”, enfatiza Ailton.

O CEO da Rdicom, plataforma de comunicação, armazenamento e visualização de imagens médicas na nuvem, Robson Fagundes, conta que o Top 10 foi importante no planejamento das ações para os próximos anos.

“A participação no Top 10 nos ajudou a entender o que precisávamos fazer para melhorar a performance. Hoje, estamos em 65 centros médicos, em 12 estados. Nosso planejamento é estar, nos próximos dois anos, em 200 centros médicos e em 20 estados do Brasil’, completa Robson.

Além delas, no ano passado, participaram do programa as startups: Faturágil, Manfing, Sismetro, PackID, Maker, Stac, Aquabit, CustomerX, Mapperidea, NetWord Agro, Edubot, TruckPag.

Compartilhe nas redes sociais