Com o intuito de impulsionar os pequenos negócios e a economia no Vale do Piancó, o Sebrae-PB reuniu as principais lideranças empresariais e da sociedade civil da região para a criação do comitê de desenvolvimento econômico, por meio do Território Empreendedor Sustentável. A atividade aconteceu nesta quinta-feira (1º), na unidade do Sebrae/PB, em Itaporanga.

 

A iniciativa é parte das ações do projeto Território Empreendedor Sustentável (TES) e visa identificar as potencialidades econômicas de cada região do estado, conforme explica a analista e gestora do Programa Cidade Empreendedora na Paraíba, Nelijane Ricarte. “Foi uma reunião para trabalhar as lideranças do Vale do Piancó para identificar as potencialidades do território e definir o setor prioritário para nós atuarmos, como o turismo, a indústria têxtil – que é muito forte na região -, e o agronegócio”, detalhou.

 

Antes dessa reunião, o Sebrae/PB realizou um trabalho prévio de levantamento das principais atividades da região do Vale do Piancó com empresários, gestores públicos e lideranças da sociedade civil, que participaram do encontro desta quinta-feira. Como resultado desse primeiro contato será formado um comitê gestor que vai atuar na elaboração de um plano de desenvolvimento das potencialidades da região. “O Sebrae/PB, como um agente de desenvolvimento, está articulando essas ações para que culmine em uma agenda de desenvolvimento no território. Depois, vamos formar um Fórum maior de desenvolvimento, como vai acontecer em Guarabira”, acrescentou Nelijane Ricarte.

 

O projeto TES do Sebrae/PB está atendendo quatro territórios dentro da Paraíba, sendo: o Vale do Piancó e o Médio Piranhas, onde se está formando os comitês, e o Vale do Mamanguape e a Microrregião de Guarabira. Neste último, no próximo dia 12, será realizado um Fórum de Desenvolvimento do Território com a participação dos integrantes do comitê local.

 

Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Compartilhe nas redes sociais