Estudantes da Uniguaçu, de União da Vitória, puderam conhecer, na noite de 4 de outubro, o projeto Startup Garage. Promovido inicialmente em seis cidades do Estado, o Startup Garage teve o lançamento oficial no auditório da universidade. Ao todo, 370 alunos dos cursos de Administração, Direito, Engenharias Civil, Mecânica, Elétrica e de Produção, Sistemas de Informação e Arquitetura e Urbanismo participaram do evento. Após o período para inscrições, 40 acadêmicos serão selecionados.

O evento teve ainda palestra com Arthur Igreja, empresário, investidor anjo, conselheiro estratégico e professor da FGV-RJ, que falou sobre temas como empreendedorismo e modelos disruptivos de negócio.

Resultado da combinação de duas importantes linhas estratégicas, do empreendedorismo no ambiente do Ensino Superior (Educação Empreendedora) ao ciclo de capacitações para startups, o Startup Garage terá quatro fases. O processo de capacitação engloba desde a formação das equipes, desenvolvimento da proposta de solução de problemas por meio de ideia inovadora, validação da proposta junto aos consumidores e até um possível investimento nos melhores projetos.

Elizandro Ferreira, consultor do Sebrae/PR, afirma que o Startup Garage é a materialização do que o Sebrae/PR busca em relação à convergência de esforços e projetos para potencializar resultados.

“Os acadêmicos terão a oportunidade de desenvolver suas startups, que muitas vezes acabam ficando somente descritas em bons projetos de conclusão de curso. E com um diferencial significativo, que é ter acesso a um ambiente altamente dinâmico e com suporte técnico institucional robusto”, reflete o consultor.

Segundo Jonas Elias de Oliveira, coordenador do curso de Administração da Uniguaçu e que assumiu também a coordenação do Startup Garage na instituição, 98 alunos confirmaram inscrição até a noite desta sexta-feira (06).

“Os estudantes selecionados contarão com o apoio de professores tutores, capacitados pelo Sebrae/PR. Eles terão ambiente propício para trabalhar, na Sala do Startup Garage e Espaço Coworking, com inauguração prevista para novembro”, adianta o coordenador.

Jonas acrescenta que os projetos das startups começarão no início do ano que vem. “A meta é chegarmos ao final de 2018 com quatro projetos viáveis, que poderão ser fomentados por empresários locais ou investidores anjos”, completa.

Parceria de longa data
A escolha de União da Vitória para receber o projeto-piloto na Regional Sul do Sebrae/PR levou em conta, entre outros fatores, o histórico de atividades de empreendedorismo que a instituição de ensino tem desde 2010. Ao mesmo tempo, a Uniguaçu é parceira do Sebrae/PR em outras linhas estratégicas, como o programa Educação Empreendedora, e conta com o Núcleo de Empreendedorismo e Tecnologia.

SEBRAE/PR 45 ANOS
O Sebrae/PR comemora este ano quatro décadas e meia de atuação em defesa dos pequenos negócios. As micro e pequenas empresas representam 98,5% do total de empreendedores no Brasil, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram a maioria empregos no país. No Paraná as micro e pequenas empresas correspondem a 97% das empresas do Estado e geram 90% dos empregos formais, neste momento. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito, educação empreendedora e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae/PR com os micro e pequenos negócios.

Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa- empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa Regional Sul: Antônio Menegatti – (46) 99912-9002
Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895

 

Compartilhe nas redes sociais