No Espaço Sebrae, programação teve espaço para eventos de aproximação entre os integrantes da cadeia de produção da proteína animal

 

O Sebrae/PR proporcionou uma série de encontros nesta quarta-feira (12), no Espaço Sebrae, dentro do InovaMeat, em Toledo. Entre os objetivos, aproximar os envolvidos na cadeia de produção de proteína animal da região oeste e, ainda, fomentar novos negócios.

No local, além de reuniões sobre temas ligados à inovação no setor, dois momentos tiveram destaque. Um deles foi o Embrapa Conecta, que reuniu pesquisadores e executivos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para mostrar soluções, pesquisas e projetos que estão sendo desenvolvidos. O encontro, segundo o chefe-adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa, Roberto Valladão Flores, foi produtivo, principalmente por evidenciar exemplos e mostrar casos de sucesso que podem ser replicados localmente.

“Nós temos vários projetos e muitas pesquisas sobre a proteína animal. Para o InovaMeat, trouxemos o enfoque da pesca e da aquicultura, levando em conta que a região oeste do Paraná é líder na produção de tilápias e está na vanguarda das inovações para o segmento. Mas, é claro que, dada a relevância da produção, também apresentamos outros projetos”, esclarece Roberto.

Entre os projetos apresentados, esteve o BRS Aqua (que visa gerar e transferir tecnologias que promovam o desenvolvimento da aquicultura no Brasil) e o Pirarucu na Amazônia (projeto que visa aumentar a produtividade deste tipo de peixe e inovar no que diz respeito aos processos de reprodução, produção, nutrição, genética e sanidade da espécie).

Outro destaque do dia foi o Universidade Conecta. No evento, realizado na Arena Sebrae de Inovação, representantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Unipar Toledo e Unioeste apresentaram projetos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos nas instituições com o objetivo de fomentarem a colaboração entre elas.

O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação de Toledo, Renato Tratch, explica que a ideia desse projeto é otimizar recursos e incentivar a troca de experiências.

“Isso porque, em certos casos, uma instituição precisa buscar investimento para conseguir um equipamento específico que será útil naquele projeto. Depois da conclusão, o aparato poderá nunca mais ser usado. Mas se as outras instituições sabem da existência dele, podem propor termos de parceria e, assim, trabalhar em conjunto. Isso é benéfico para todos”, ressalta Renato.

O consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso, reforça a importância de momentos como esse. De acordo com ele, é nessas conversas e apresentações que, muitas vezes, surgem novas oportunidades para inovar de verdade.

“Tanto no Embrapa Conecta quanto no Universidade Conecta, tivemos a possibilidade de apresentar o que está sendo feito e criar pontes para possíveis colaborações ou negociações. Esse movimento é parte essencial da inovação e a nossa região se destaca nesse sentido, pois o senso de colaboração é muito forte e tem sido ampliado”, observa.

Programação continua

Novas discussões serão propostas nesta quinta-feira (13). Na Arena Sebrae, às 10h, está programado o MAPA Conecta (evento em que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apresenta projetos e possibilidades de fomento). A partir das 14h30, ocorrerá o Circuito Biopark e às 15h30 haverá uma rodada de negócios. A partir das 16h, na sala de reuniões do Espaço Sebrae, será realizado um workshop em parceria com o Senai sobre as novas regras de rotulagem para alimentos e bebidas e, no mesmo horário, a FB Eventos e a Prefeitura de Toledo realizarão diversos atividades no palco.

O InovaMeat é organizado pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e pelo Sindicato Rural de Toledo, em parceria com a FB Group-Eventos, e conta com o apoio da Prefeitura de Toledo e do Sebrae/PR. O evento é realizado no Centro de Eventos Ismael Sperafico e a entrada é gratuita.

Além da programação da Arena da Inovação Sebrae, serão ofertadas palestras, minicursos e painéis com temas relacionados à suinocultura, à avicultura, à pecuária leiteira e à piscicultura, desde a concepção genética, os desafios dos criadores até a mesa do consumidor; Meat Taste – feira gastronômica de culinária à base de proteína animal e o Mapa Conecta.

Os interessados podem se inscrever antecipadamente pelo site www.inovameat.com.br/inscricao para participar da programação de palestras e visitas aos estandes dos patrocinadores.

Compartilhe nas redes sociais