São Mateus do Sul é conhecida como a capital do xisto e da erva-mate. No próximo dia 21 de setembro, a parte relacionada à planta Ilex paraguariensis será referendada com o lançamento do Selo de Indicação de Procedência São Matheus, com a Indicação Geográfica (IG) da erva-mate de São Mateus do Sul.

A solenidade está marcada para as 17h, na Rua do Mate (espaço organizado pela IG-Mathe em frente à Prefeitura Municipal, no centro da cidade) e faz parte das comemorações pelo aniversário de 109 anos do município, celebrado no mesmo dia 21. A cerimônia contará com as presenças de Nicolas Virgilli Guimarães, pesquisador do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), do diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, e da gerente da Unidade de Acesso à Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade (Uaits) do Sebrae Nacional, Hulda Giesbrecht, além de lideranças estaduais e regionais.

O presidente da Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus do Sul (IG-Mathe), Ronaldo Toppel Filho, afirma que a conquista do selo de Indicação de Procedência será um marco na história de São Mateus do Sul e região.

“É a primeira Indicação Geográfica de erva-mate do Brasil e representa a comprovação de todo o trabalho que estamos fazendo, para a diferenciação do produto. Os resultados já estão aparecendo, alcançando outras áreas, como comércio e turismo. Já há um passeio turístico pelas ervateiras, por exemplo”, comemora Ronaldo.

O projeto para o reconhecimento da região de São Mateus do Sul como território produtor de erva-mate no Brasil contou com o apoio do Sebrae Nacional, Sebrae/PR, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Sindicato da Indústria do Mate no Estado do Paraná (Sindimate-PR).

“Em 2013, o Sebrae/PR diagnosticou 65 produtos com potencial para a Indicação Geográfica. Em uma segunda fase, foram escolhidos dez, um deles a erva-mate em São Mateus do Sul”, conta Sabino Oltramari, consultor do Sebrae/PR na Regional Sul.

O projeto começou em 2014 e o Sebrae/PR subsidiou todas as etapas para a certificação da IG. “A intenção foi agregar valor aos produtores e proporcionar às ervateiras a venda de produto diferenciado”, completa Sabino.

Boas práticas
De início, oito dos 50 produtores associados à IG-Mathe integram o projeto. Eles receberão o certificado de Boas Práticas Agrícolas no dia 21, junto com a entrega do selo.

“É um projeto-piloto, que contou com a certificação do Sebrae/PR. Já temos procura de outros produtores e uma segunda turma será aberta em breve”, adianta Ronaldo. Na primeira fase, sete ervateiras estão envolvidas – quatro delas já terão produtos com o selo de Indicação de Procedência.

A IG abrange os municípios de Antonio Olinto, Mallet, Rebouças, Rio Azul e São João do Triunfo, mas o processamento da erva-mate deve, necessariamente, acontecer em São Mateus do Sul.

A Indicação de Procedência
O projeto para o reconhecimento da região de São Mateus do Sul como território produtor de erva-mate no Brasil começou em 2014. O grande objetivo foi proteger e valorizar a cadeia produtiva da erva-mate no território.

Com apoio do Sebrae/PR, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Sindicato da Indústria do Mate no Estado do Paraná (Sindimate-PR), a IG-Mathe trabalhou para adequar as práticas produtivas no setor de acordo com os padrões de qualidade, em processo que envolveu a comunidade local, o fortalecimento das parcerias entre ervais e ervateiras e documentação dos processos.

O pedido de registro da Indicação Geográfica São Matheus foi protocolado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) em novembro de 2015 e concedido em junho deste ano.

SEBRAE/PR 45 ANOS
O Sebrae/PR comemora este ano quatro décadas e meia de atuação em defesa dos pequenos negócios. As micro e pequenas empresas representam 98,5% do total de empreendedores no Brasil, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram a maioria empregos no país. No Paraná as micro e pequenas empresas correspondem a 97% das empresas do Estado e geram 90% dos empregos formais, neste momento. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito, educação empreendedora e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae/PR com os micro e pequenos negócios.

Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa- empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa Regional Sul: Antônio Menegatti – (46) 99912-9002
Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895

 

 

Compartilhe nas redes sociais