Desde a implantação dos primeiros semáforos inteligentes em São Caetano do Sul, em 2019, o número de chamados sobre semáforos fora de operação despencou 80% – de 15 para três por dia. Dessa forma, além da fluidez, a tecnologia contribui para a diminuição de acidentes de trânsito e atropelamentos nos cruzamentos da cidade.

 

O planejamento da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) é o de instalar os equipamentos em todos os 153 cruzamentos semaforizados da cidade – atualmente, são 93 operando com a inteligência artificial.

 

“O investimento em tecnologia, além de obviamente modernizar a nossa estrutura, traz também um ganho à qualidade de vida da população, que vai ao encontro do nosso ideal de construir uma cidade para as pessoas. Os semáforos inteligentes são exemplos muito claros disso, contribuindo, inclusive, para evitar acidentes”, ressalta o prefeito José Auricchio Júnior.

 

A integração do CCO (Centro de Controle Operacional) da Semob com o sistema de videomonitoramento do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências, que operacionaliza cerca de 400 câmeras) agiliza a manutenção dos semáforos avariados (piscante ou apagados).

 

Com o auxílio das câmeras, é possível realizar a manutenção de semáforos com defeito em até cinco minutos, após os agentes de trânsito receberem alertas online pelos celulares com informações detalhadas do local e motivo da avaria.

 

Além de contribuir com a segurança no trânsito, os semáforos inteligentes garantem a fluidez do tráfego, já que racionalizam o tempo ocioso dos veículos nos cruzamentos, com o tempo de verde e vermelho ajustado automaticamente conforme o fluxo.

 

Antes da instalação dos semáforos inteligentes, por exemplo, se o motorista levava 20 minutos para avançar os 16 cruzamentos semafóricos da Avenida Goiás localizados entre as avenidas Presidente Kennedy e Guido Aliberti, hoje leva entre 12 e 15 minutos – média em horário de pico.

 

“Os semáforos inteligentes não vão acabar com o trânsito, mas diminuem significativamente o tempo de deslocamento das pessoas em suas atividades rotineiras”, atesta o secretário da Semob, Jefferson Cirne da Costa.

 

Compartilhe nas redes sociais