Programadores, designers, empreendedores e pessoas com a intenção de colocar uma ideia em prática participaram, de 27 a 29 de abril, da primeira edição do Startup Weekend realizada em União da Vitória. O SW, sob responsabilidade da TechStars, contou com a parceria do Comitê de Micro e Pequenas Empresas do Território Iguaçu (Comitê de MPEs Iguaçu), Prefeitura de União da Vitória, Sebrae/PR, Núcleo de Startups do Sudoeste (Sudovalley), Uniguaçu e empresas patrocinadoras, e recebeu 63 participantes, divididos em nove equipes.

Depois de uma maratona de 54 horas, com a participação de oito mentores, as três melhores soluções foram premiadas. A equipe Deixa Comigo (plataforma digital para conexão entre famílias e estabelecimentos e prestadores de serviços de cuidados de crianças) foi a vencedora. Em segundo lugar ficou a JobsNow (plataforma digital de recrutamento e seleção com foco em análise do perfil de comportamento para comércio varejista), seguida da Wood Commerce (market place de compra e venda de madeira para pequenos produtores). A menção honrosa ficou com os integrantes da Obra Já, solução para comparação de preços na construção civil.

O prefeito de União da Vitória, Santin Roveda, lembrou do histórico de sucesso do Startup Weekend, que já ocorreu em mais de 1.200 cidades e ajudou no surgimento de 8.000 startups em cerca de cem países, para ressaltar a importância do evento no município.

“O Startup Weekend acontece em um momento diferente em União da Vitória, em que estamos fomentando e pensando no empreendedorismo. Com a presença de bons mentores, pessoas influentes no mercado de empreendedorismo, inovação e tecnologia. É um marco, para que possamos pensar, todos juntos, na melhor maneira de continuar buscando o desenvolvimento de União da Vitória”, comemora Roveda.

O consultor da Regional Sul do Sebrae/PR, Elizandro Ferreira, destaca que o Startup Weekend faz parte da estratégia pensada pelo Sebrae/PR para o desenvolvimento do ecossistema de inovação do Território Iguaçu (que integra os municípios do sul paranaense).

“O ecossistema está no início e o Sebrae/PR é apoiador do SW por ser uma ferramenta efetiva e utilizada no mundo inteiro para fomentar o empreendedorismo. União da Vitória tem características elogiáveis para o surgimento de soluções inovadoras, por contar com ativos tecnológicos e volume expressivo de estudantes nos ensinos Médio e Superior”, contextualiza Elizandro.

Representante do Comitê de MPEs Sul, Yuri Presendo, avalia como produtiva a edição do Startup Weekend na região.

“Foi a primeira vez que o evento foi realizado e tivemos um engajamento muito bom da sociedade. O apoio que recebemos da Prefeitura de União da Vitória, do Sebrae/PR, da Uniguaçu e das empresas patrocinadoras foi muito importante”, revela. Presendo adianta que outras ações estão sendo definidas para continuar fortalecendo o ecossistema de inovação, como o Startup Garage, a ser realizado futuramente.

Montanha russa
O coordenador do Núcleo de Startups do Sudoeste (Sudovalley), Juliano Lima, confessa que ficou surpreso com a intensa participação daqueles que resolveram vivenciar o Startup Weekend.

“Acredito que a maratona teve um significado muito grande para os participantes, pela ‘montanha russa’ de emoções que eles viveram. Destaco a mudança de mentalidade das pessoas. Além de ter o aprendizado da criação em 54 horas, eles tiveram que saber como tratar perfis e egos, como se portar em situações de extrema pressão. Faz parte da jornada do SW, é todo o aprendizado que envolve a criação de empresa, de um modelo de negócio diferente”, observa Juliano.

Premiação
A equipe vencedora, Deixa Comigo, receberá como premiação a participação no Programa de Pré-aceleração de Startups da Regional Sul do Sebrae/PR e também já está pré-inscrita no Startup Garage. Uma das integrantes, Crisley Daubermann, 21 anos, conta que a solução foi desenvolvida pensando nos pais que precisam deixar seus filhos com babás ou que querem ir a um restaurante que tenha espaço específico para receber os pequenos.

“A ideia não surgiu imediatamente. Nossa equipe começou a trabalhar em um projeto que não mostrou potencial. Mudamos várias vezes de ideia, até chegar na solução apresentada. Foi uma experiência incrível, desenvolver uma ideia e um projeto em tão pouco tempo. O conhecimento acumulado foi muito grande”, resume Crisley, que é estudante de Arquitetura e Urbanismo na Uniguaçu e funcionária de um banco.

A startup JobsNow, segundo lugar no SW, surgiu de uma ideia de Carina Wahl de Almeida, 35 anos, que convidou o irmão, Fernando Alexandre Wahl, 34 anos, programador em Curitiba, para participar com ela.

“A intenção inicial era apenas participar e conhecer o Startup Weekend. A solução, para dispositivos móveis, surgiu por não haver em União da Vitória empresa especializada em recrutamento e seleção de pessoas. Apenas órgãos oficiais fazem parte do trabalho, como a Agência do Trabalhador. Vimos que é uma ideia viável, que há demanda, e temos uma vontade muito grande de continuar”, pontua Carina.

Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa – empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa Regional Sul: Antônio Menegatti – (46) 99912-9002
Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 – www.pr.agenciasebrae.com.br

Compartilhe nas redes sociais