Duas startups da região tiveram destaque na Campus Party 2018, maior evento de tecnologia digital do mundo, realizado no início de fevereiro em São Paulo. A startup Enfoca Chatbots obteve o terceiro lugar no Sebrae Like a Boss, competição nacional de Startups promovida pelo Sebrae. A startup Amplifique.me também participou da competição, chegando à penúltima etapa.

 

Além do Sebrae Like a Boss, as duas startups também participaram do Startup & Makers Camp, um espaço para exposição dos produtos e serviços ofertados pelas startups, voltado para quem pretende conquistar novos investidores, clientes e parceiros. A Enfoca participou na categoria Growth Stage, destinada a startups já em fase operacional e em crescimento. Já a Amplifique.me esteve na categoria Early Stage, focada em empresas com projetos em fase inicial. 

 

“O contato com vários investidores e o feedback recebido é importante para corrigirmos alguns detalhes. Estamos em uma fase importante, que é a de tração de mercado. Para isso, precisamos ter um planejamento consistente, pois não podemos errar nesse momento. Como estamos começando a captar investimentos, o retorno de interessados foi importante para fecharmos parcerias e contratos”, comenta Bruno Vieira de Lima, sócio da Enfoca. 

 

Já o gerente da Amplifique.me, Lucas Jansen, acredita que o feedback obtido durante a Campus foi importante para a startup, que desenvolve uma plataforma para ajudar hotéis, bares e restaurantes a conseguirem aumento em suas avaliações positivas online. “Tanto o Like a Boss como o Startup & Makers nos possibilitaram ampliar a rede de contatos e ter feedbacks xanax
importantes. A cada minuto era uma nova conversa, com a troca de cartões, e contato com profissionais da área de marketing digital, clientes, investidores. Voltamos motivamos e certos de que estamos no caminho certo”, diz Lucas. 

  

Para a consultora do Sebrae/PR, Thaise Amaral Orita, a participação das startups dá ainda mais visibilidade para a região. “A Enfoca e a Amplifique.me representaram bem a região e conseguiram se destacar. Estamos em um momento muito bom para as startups que estão crescendo e conquistando mercados, e ambas refletem essa realidade”, pondera. 

  

Segundo a consultora do Sebrae/PR, foi no Startup & Makers que os participantes tiveram a oportunidade de mostrar a proposta de seus negócios a investidores, aceleradoras, incubadoras e profissionais envolvidos com o ecossistema da inovação nacional. Além disso, tiveram acesso a diversas mentorias. 

 

Caravana

 

A regional do Sebrae/PR, em Ponta Grossa, levou para a Campus Party uma caravana com 40 pessoas, entre universitários e empreendedores de Ponta Grossa e Guarapuava. Dentre eles estavam o diretor-técnico da Enfoca Chatbots, Zahari Cont Neto, que participou do Desafio Blue Game, da IBM, um game inédito, envolvendo as tecnologias mais discutidas no momento, e ficou entre os 10 finalistas.

 

Anny Navarro, que trabalha em um laboratório de inovações de uma rede varejista de Ponta Grossa,  participou do Hackathon da Visa, também realizado dentro da Campus Party. Ela e mais dois programadores criaram uma solução para a tecnologia da Visa chamada FastPass e conquistaram o terceiro lugar na maratona. “Criamos um sistema de Self- Checkout. Nas lojas de departamentos que têm bastante produtos em display, é possível sair da loja sem enfrentar fila. Criamos um sistema que lê o produto e possibilita realizar o pagamento pelo aplicativo, que é um carrinho de compras que você mesma adiciona os produtos e paga com o visa Checkout”, explica.

Compartilhe nas redes sociais