Empresas atendidas pelo Sebrae/PR expõem seus serviços na Bett Brasil

Com o intuito de apresentar ideias inovadoras e promover oportunidade de negócios, o Sebrae/PR levou sete startups paranaenses do setor educacional para participar da Bett Brasil, entre os dias 9 e 12 de maio. A 28ª edição do maior encontro de Educação e Tecnologia da América Latina foi realizada no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Segundo o Mapeamento de Startups de 2022, desenvolvido pelo Sebrae/PR, o Estado possui 1.956 startups, sendo 107 edtechs, aquelas que possuem produtos ou serviços inovadores para o setor de Educação. A consultora do Sebrae/PR, Walderes Bello, explica que a busca por soluções vinha sendo realizada desde antes de 2020 e a pandemia auxiliou na aceleração desse processo.

“As edtechs desenvolvem soluções para diferentes áreas da educação, seja para melhorar a gestão das instituições, os processos de aprendizagem e relacionamento com os alunos e famílias, ou para gestão pedagógica, voltada aos professores. Hoje, vemos procura por novas ferramentas de aprendizado com foco na prática, como é o exemplo da robótica”, comenta a consultora.

De Curitiba, as edtechs participantes são a Hero’s Academy, Icapiedu e Sistema Quality. De Londrina, participaram a Decola Startup School, Joy Learning, Sistema Contagie de Aprendizagem, e Upper – The ADucation Ecosystem.

Surgida em Curitiba, a Icapiedu tem como objetivo ajudar na identificação de temas sensíveis, como bullying e preconceito, com o intuito de proporcionar um ambiente escolar mais seguro para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes dos ensinos Fundamental e Médio.

“O farejador de bullying é um avatar que cria sinais, com a utilização de dados, análise e diagnóstico, para auxiliar o professor. Nós notamos que o bullying costuma ser a porta de entrada para outros temas sensíveis, como abusos e problemas de saúde mental. A feira possibilita levar a nossa ideia para novos mercados, criar pontos de aproximação e entender outras dores”, diz Everson Motta, diretor de conhecimento da empresa.

Outra participante foi a Decola Startup School, de Londrina. A proposta surgiu como uma plataforma de ensino com base nos pilares de empreendedorismo, inovação e tecnologia para alunos da Educação Básica, visando o preparo dos alunos para atuação no mercado de trabalho e para o exercício de seu papel como cidadãos.

“As três principais competências que trabalhamos têm o intuito de formar a base para criação de uma estrutura inteligente, adaptável e ágil de competências, que darão sustentação para que os alunos aprendam a fazer escolhas em cenários diversos e complexos”, detalha Ana Paula Murakawa, cofundadora da startup.

Pensada para auxiliar no acesso à Educação, de forma aplicada e divertida, a Hero’s Academy foi criada em Curitiba e leva a ciência e a tecnologia para a sala de aula, por meio da robótica. A empresa surgiu por conta da pandemia e da ausência de atividades práticas na rotina dos alunos, devido às mudanças do período. Segundo o cofundador, Rafael Garbosa, a presença na feira possibilitou ter uma nova avaliação.

“[Foi a oportunidade de] Sentir a receptividade das pessoas que estiveram na Bett Brasil e ter a oportunidade de apresentar os nossos produtos para um público que está em busca de resolver as necessidades de suas escolas. Foi possível marcar reuniões para apresentar o nosso projeto após a feira e o suporte do Sebrae, nesse caminho, vem sendo útil para auxiliar no desenvolvimento de estratégias para alavancar a nossas ideias”, completa Rafael.

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